Telefonia fixa perde mais de 540 mil linhas em janeiro

Em 12 meses, serviço soma 2,4 milhões de cancelamentos; base da TV por assinatura também diminuiu no mês de abertura de 2024, com quase 200 mil desligamentos
Telefonia fixa perde mais de meio milhão de clientes em janeiro de 2024
Mais de meio milhão de clientes cancelaram o serviço de telefonia fixa em janeiro de 2024 (crédito: Freepik)

Mais de 540 mil linhas de telefonia fixa foram descontinuadas em janeiro deste ano. Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que o serviço encerrou o primeiro mês de 2024 com 24,9 milhões de acessos, baixa de 2,1% em relação ao total de dezembro de 2023 (25,4 milhões).

No intervalo de 12 meses, o total de desligamentos é alarmante. Em janeiro do ano passado, havia 27,3 milhões de linhas fixas ativas no País. Portanto, o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) perdeu 2,4 milhões de acessos nesse intervalo (baixa de 8,9%).

Líder no segmento com 7,34 milhões de linhas, a Claro perdeu 52 mil clientes em janeiro. A base teve queda mensal de 0,7%.

Em segundo lugar, com 6,6 milhões de linhas fixas, o saldo de cancelamentos da Oi foi de 75 mil no primeiro mês do ano (-1,1%, ante dezembro). Os desligamentos da Vivo somaram 54 mil, com o total de linhas ativas ficando em 6,3 milhões.

TV por assinatura

O modelo de TV paga regulado pela Anatel – também conhecido como SeAC (Serviço de Acesso Condicionado) – perdeu cerca de 188 mil assinantes em janeiro. De acordo com os dados, o serviço fechou o primeiro mês de 2024 com 11,5 milhões de acessos, baixa de 1,6% na comparação com dezembro (11,7 milhões). Vale lembrar que o número total inclui 1,2 milhão de acessos livres via satélite.

Em um recorte mais abrangente, nota-se uma queda substancial do serviço. Em janeiro de 2023, havia 13,8 milhões de consumidores de TV por assinatura no País. Ou seja, no intervalo de 12 meses, mais de 2,3 milhões de contratos foram rompidos. Em termos percentuais, o declínio é de 16,8%.

A Claro lidera entre as prestadoras, com 5,3 milhões de assinantes, o equivalente a 46,3% do mercado. Sky, com 3,3 milhões de acessos (28,7% de market share), e Oi, com 1,5 milhão (13%), vêm em seguida. A Vivo fica em quarto lugar no mercado, com 837,5 mil clientes (7,3%).

No geral, todas as grandes provedoras de TV por assinatura perderam clientes em janeiro, com destaque para Oi, cuja base diminui em 85 mil – uma queda mensal de 5,1%. As quantidades de assinantes que romperam contratos com Claro, Sky e Vivo foram de 58 mil, 48 mil e 7 mil, respectivamente.

É importante ressaltar que os números divulgados pela Anatel dizem respeito ao serviço regulado pela Lei do SeAC, como TV a cabo e via satélite. Portanto, planos de TV por streaming, também comercializados pelas operadoras, não integram os dados.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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