Telebras entrará na disputa pelo mercado de infraestrutura como serviço
A Telebras vai entrar no mercado de infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês), com foco em governo. A estatal abriu nesta sexta-feira, 24, solicitação de propostas para contratar – direta ou indiretamente – um ou mais fornecedores desse tipo de solução. Vale lembrar que, por lei, há preferência na contratação da operadora pelos órgãos federais.
A seleção da empresa exige que os pretendente comprovem experiência na oferta de serviços de links dedicados e criptografados. As propostas devem abranger ainda as camadas de armazenamento (storage), servidores, virtualização, sistemas operacionais, midleware, runtime e serviços relacionados à gestão de bancos de dados, para compor a oferta atual da empresa em soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para entidades governamentais.
Haverá preferência por fornecedor com base na capacidade técnica, no preço, na multiplicidade de funcionalidades e soluções de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e na capacidade de o fornecedor de trazer clientes de mercado para a Telebras. A plataforma deverá ser integrada aos data centers da operadora, localizados em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Salvador (BA) e Florianópolis (SC).
As propostas deverão ser enviadas no prazo de até 18 meses. As propostas devem ser encaminhadas pelos fornecedores especializados no mercado brasileiro para o endereço eletrônico [email protected].
Segundo a Telebras, ao trabalhar com parceiros na oferta de IaaS, poderá atender à demanda de governo por soluções “escaláveis e flexíveis” para projetos de Governo Digital.
Caberá à Telebras o fornecimento de circuitos entre seus data centers e os clientes ou até o ponto de entroncamento com a solução ofertada; a disponibilidade de rack energizado em cada data center, com segurança, climatização e controle de acesso; e a comercialização de circuitos com serviço de valor adicionado de IaaS para seus clientes.
Além de disponibilizar a Solução de Infraestrutura como Serviço (IaaS), o fornecedor atuará em cooperação técnica com a Telebras; deverá complementar, caso necessário, a estrutura de conectividade; emitir cobranças on demand sem investimentos prévios previstos pela estatal; e trazer leads para a empresa.
A íntegra da RFP está aqui.