Tarifa local do telefone fixo da Oi vai ficar 11% mais barata

Somente a tarifa local da Telefônica terá aumento de 0,56%. As tarifas locais da Oi, Algar Telecom e Sercomtel têm queda.
Tarifa telefone fixo da Oi cai. Crédito-Freepik
. (crédito: Freepik)

O Conselho Diretor da Anatel aprovou, nesta quinta-feira (26), o reajuste da tarifa local do telefone fixo. O reajuste vale para os planos básicos do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) das concessionárias Sercomtel, Algar Telecom, Telefônica e Oi, na modalidade local:

Concessionária

Reajuste máximo da cesta Local

Sercomtel

-2,662%

Algar Telecom

-0,387%

Telefônica

0,567%

Oi S.A.

-11,575%

Fixou-se, ainda, o Valor da Unidade de Tarifação para Telefone de Uso Público, o valor do crédito do cartão indutivo, único em todo o território nacional, em R$ 0,14300, com impostos e contribuições sociais.

A definição deste valor implica ao adquirente do cartão indutivo mais simples, de vinte créditos, o desembolso de R$ 2,86 (dois reais e oitenta e seis centavos).

Fixo-Móvel

Em otubro, a Anatel havia autorizado o reajuste as ligações fixo-móvel. E a Oi também teve forte redução percentual dessa ligação. À época, a Oi questionou o índice de produtividade calculado pela agência, o fator X, que ficou muito maior do que a correção inflacionária do período, o que implica que o reajuste acaba provocando redução da ligação fixo para o móvel no plano básico da telefonia fixa em quase 10%.

A Anatel argumenta, no entanto, que esse questionamento está sendo analisado em outro processo em tramitação na agência, e que, até que ele seja concluído, tem que aplicar o índice encontrado pela área técnica.

Conforme os técnicos, o Fator X  da empresa no ano de 2022, base para o reajuste concedido agora,  foi bem maior do que a média do mercado porque houve uma redução de despesas devido à incorporação, no ano passado, da Telemar pela Oi, e todo o ganho de sinergias deve ser repassado para o cliente no cálculo das tarifas.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10693