T-Mobile, Nokia e Ericsson unem forças para combinar IA e rede móvel

Empresas lançam centro de inovação nos EUA para avançar na integração da IA com infraestrutura de rede de acesso via rádio; fornecedora de chips, Nvidia também participa
Tele americana, Nokia e Ericsson criam centro de inovação de RAN com IA
Nokia, Ericsson, Nvidia a T-Mobile buscam integração da IA com infraestrutura de RAN (crédito: Freepik)

A operadora norte-americana T-Mobile e as fornecedoras Nokia e Ericsson se uniram para lançar um centro de inovação focado no desenvolvimento de redes de acesso via rádio (RAN) baseadas em Inteligência Artificial (IA). A Nvidia, fornecedora de chips para infraestruturas de IA, também participa da iniciativa.

O grupo, composto por empresas fundadoras da AI-RAN Alliance, afirma que o Centro de Inovação AI-RAN busca “impulsionar o futuro das redes móveis com IA no centro”. O laboratório, localizado em Bellevue, Washington (Estados Unidos), tem o objetivo de aproximar experimentos inovadores de RAN e IA para entregar “experiências de rede transformacionais aos clientes”.

Em comunicado, as parceiras indicam que a integração da IA à infraestrutura de telefonia e banda larga móvel “melhorará drasticamente as experiências de rede”, com foco no fornecimento de maiores velocidades, redução de latência e garantia de confiabilidade. Aplicações que devem se beneficiar da tecnologia são jogos online, vídeos, redes sociais e ferramentas de realidade aumentada.

De acordo com as empresas, a RAN com base em IA poderá se aproveitar de bilhões de pontos de dados para desenvolver algoritmos capazes de determinar os ajustes de rede ideais para fornecer o melhor desempenho de conexão possível. A expectativa é de que a solução seja potencializada pela rede 5G Advanced (ou 5.5G ) e estimule a adoção da infraestrutura aberta (Open RAN).

“A IA é um divisor de águas para todos os setores, mas especialmente para as telecomunicações, onde revolucionará as redes e permitirá uma variedade de novas aplicações”, disse Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia, em nota.

“Isto abre caminho para inovações potencialmente ilimitadas em desempenho, confiabilidade e eficiência de rede”, afirmou Börje Ekholm, presidente e CEO da Ericsson.

O centro também usará a recém-anunciada plataforma Nvidia AI Aerial, um conjunto de software e hardware capaz de projetar, simular, treinar e implantar a RAN centrada em IA em redes sem fio.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1087