Scala vai construir data center de R$ 250 milhões em Porto Alegre

Primeiro centro de dados da empresa na região Sul deve entrar em operação no segundo trimestre de 2023; a instalação de outro prédio próximo à capital gaúcha está nos planos da companhia
Projeto do prédio da Scala Data Centers em Porto Alegre
Scala planeja inaugurar centro de dados em Porto Alegre no segundo trimestre de 2023 (crédito: Divulgação)

A Scala Data Centers anunciou, nesta quinta-feira, 6, a construção do seu primeiro centro de dados na região Sul do País. O complexo, com investimento estimada em R$ 250 milhões, será erguido em Porto Alegre.

A previsão é de que o campi seja inaugurado no segundo trimestre de 2023, com capacidade de 7,2MW. Segundo a empresa, mesmo ainda em obras, o prédio já tem como clientes dois grandes provedores de nuvem e conteúdo.

A companhia também informou que o data center contará com uma configuração específica para atender à demanda de conexão e computação distribuída (edge) de empresas hyperscale, as quais costumam operar com aplicações robustas e escalonáveis, como as que produzem big data.

Na capital gaúcha, o complexo ficará próximo a pontos de captação de dados, o que deve facilitar o processamento computacional de diversos serviços e aplicações que requerem baixa latência, como metaverso, internet das coisas, telemedicina, carros autônomos e outros impulsionados pela tecnologia 5G.

O prédio, projetado para consumir energia 100% renovável, não deve ser a única iniciativa da empresa no Rio Grande do Sul. Antevendo o crescimento da demanda nos próximos anos, a Scala também planeja instalar um campus na Grande Porto Alegre.

“Estamos criando a infraestrutura necessária para o ecossistema de aplicações explorar o potencial do 5G”, afirma Marcos Peigo, CEO da Scala, em nota.

Segundo estimativa da companhia, o centro de dados de Porto Alegre deve gerar, entre as etapas de construção e operação, mais de 200 empregos diretos e indiretos.

Operação internacional

Nesta semana, a Scala recebeu a licença ambiental para construir o maior data center do Chile. O complexo, a ser erguido em Lampa, na região metropolitana de Santiago, terá 120MW de capacidade total. O prédio deve estar pronto para iniciar as atividades no primeiro trimestre de 2024, com entrega inicial de 30MW.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10514