Rodrigo Vidigal: Brasil virou base estratégica da Motorola
Em entrevista ao Tele.Síntese, Rodrigo Vidigal, country manager da Motorola Brasil, relembra marcos da telefonia móvel, detalha a estrutura nacional de P&D da empresa, desafios, e estratégias do varejo ao B2B
Com mais de três décadas de trajetória no setor de telecomunicações, Rodrigo Vidigal, country manager da Motorola Brasil, participou de marcos importantes da indústria. Em entrevista ao Tele.Síntese, ele relembrou o lançamento do primeiro plano de celular pré-pago do país, em 1998 — quando a prática sequer era regulamentada pela Anatel.
“Na época, não existia nem regulamentação para pré-pago. Lançamos com uma licença provisória, gerando relatórios mensais à Anatel”, recorda Vidigal, então executivo na CTBC, operadora regional que mais tarde seria absorvida pela Algar Telecom. A medida antecipou a democratização do acesso à telefonia móvel, facilitando o ganho de escala do serviço móvel.
Outro ponto de inflexão destacado por Vidigal foi o lançamento do Android no Brasil, em 2009, já pela Motorola. O executivo relata que o projeto se tornou referência interna para o grupo, e impulsionou o protagonismo do time brasileiro dentro da estrutura global da empresa. “Hoje, o Brasil é o terceiro maior mercado da Motorola no mundo e abriga lideranças que atuam internacionalmente”, afirmou.
Pesquisa e desenvolvimento local
A Motorola mantém no país dois centros de manufatura (Jaguariúna e Manaus) e mais de 1.200 engenheiros atuando em pesquisa e desenvolvimento, entre funcionários próprios, de institutos e pesquisadores universitários.
Segundo Vidigal, essas equipes desenvolvem tecnologias utilizadas em toda a linha de smartphones da marca, incluindo sistemas de câmeras, software de otimização e funcionalidades baseadas em inteligência artificial (IA).
Esses profissionais atuam em polos como Campinas, Recife, Porto Alegre, Manaus e São Paulo, com parcerias com universidades e apoio da Lei de Informática. A empresa também investiu na construção de infraestrutura para ensino de engenharia na Universidade Federal do Amazonas.
Estratégias comerciais e integração com IA
O executivo também comentou o reposicionamento da Motorola no mercado, com foco em três linhas principais: Moto G (intermediária), Edge (premium) e RAZR (dobráveis).
Vidigal destacou a incorporação de tecnologias de inteligência artificial generativa nos modelos mais avançados — Moto Edge e RAZR — por meio da plataforma MotoAI, que integra soluções como Copilot, Gemini e Perplexity. Além disso, a empresa vem investindo em parcerias para diferenciação de design e experiência de uso, como o uso de fragrâncias nas embalagens, colaborações com a Pantone e câmeras Sony.
A empresa também atua no segmento corporativo com soluções próprias para integração de dispositivos e controle de produtividade, utilizando IA embarcada. “Hoje temos soluções que permitem identificar padrões em prateleiras no varejo ou controlar remotamente o uso de aparelhos por equipes de campo”, exemplificou.