Quase metade dos empresários da indústria não conhece o potencial do 5G

Pesquisa da CNI indica que, mesmo entre os que têm muito conhecimento sobre a quinta geração móvel, a maioria (51%) não discute qualquer aspecto da tecnologia; falta de infraestrutura e de suporte das operadoras são as principais barreiras para adoção
Pesquisa indica que 5G ainda está longe dos empresários da indústria
Maioria dos empresários da indústria não tem planos para implantação de redes 5G (crédito: Freepik)

A baixa implementação do 5G na indústria brasileira pode ter encontrado uma explicação. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira, 6, aponta que 47% dos empresários do setor têm pouco ou nenhum conhecimento sobre a quinta geração móvel.

Além disso, o estudo mostra que, entre as empresas que não têm conhecimento sobre o 5G, 79% delas nem sequer discute a tecnologia.

Mesmo entre as que dizem ter muito conhecimento sobre o 5G, o cenário não é dos melhores. Neste caso, 51% dos negócios afirmam não discutir qualquer aspecto a respeito da tecnologia móvel.

A pesquisa “Tecnologia 5G no Setor Industrial” aponta que 6% das empresas já contam com rede 5G instalada, 9% têm planos formais de adoção (em execução ou ainda não iniciado) e 28% ainda estão em fase de discussão sobre o tema. Por outro lado, a maioria (54%) não tem qualquer conversa sobre a instalação de uma rede móvel de quinta geração – 2% não souberam responder.

A notícia positiva para as operadoras móveis e fabricantes de equipamentos é que 61% dos empresários da indústria consideram importante ou muito importante implantar a rede 5G em algum momento.

Barreiras de acesso

O levantamento da CNI indica que a principal barreira para adoção do 5G nas fábricas é a falta de infraestrutura adequada na região – o quesito foi apontado por 64% dos entrevistados.

Outras dificuldades apontadas são o custo de soluções e equipamentos para redes privativas 5G (31%), a falta de suporte das operadoras (30%) e o preço cobrado pelo fornecimento e pela manutenção desse tipo de serviço (28%).

Vale destacar que 14% dos empresários ainda citam que há carência de soluções customizadas no mercado.

“Os resultados ressaltam a importância da expansão da rede 5G geograficamente. Se a rede ainda não chegou em determinada região, a empresa tem como alternativa a instalação de rede privativa, mas o custo pode ser elevado, porque requer investimento em hardware e conhecimento para administrar”, avalia Samantha Cunha, gerente de Política Industrial da CNI.

Encomendado pela CNI, o estudo foi realizada pelo Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), antigo Instituto FSB Pesquisa. Foram entrevistados, por telefone, entre os dias 8 e 20 de março deste ano, 1.002 executivos que lideram a área de tecnologia de indústrias de pequeno, médio e grande portes. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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