Publicidade em Google e Facebook é mais rentável que em outras redes sociais
Um levantamento feito pelo banco de investimentos RBC Capital com publicitários nos Estados Unidos mostra que o Google e Facebook entregam o melhor retorno sobre investimento (ROI) para os anunciantes. O banco constata que Linkedin e Twitter dão resultados “intermediários”, enquanto Yahoo e AOL ficam na lanterna dos serviços online onde é mais eficiente se gastar com publicidade.
Segundo os dados, os anunciantes que usam a plataforma do Facebook são mais propensos a aumentar os investimentos online. 62% dos anunciantes no Facebook falam que vão ampliar o investimento ali. No Google, 54% diz o mesmo, e no YouTube, 48%. No Twitter, a porcentagem é de 32%.
Entre quem diz que vai cortar investimentos, 23% dos anunciantes que usam o Twitter pretendem diminuir os gastos na rede de microblogs. No Facebook esta porcentagem e 9%, no Google, 10%, e no Youtube, 8%.
Os números mostram que Facebook e Google concentram a verba publicitária. Segundo 31% dos usuários do Google, mais de 30% do orçamento é gasto na plataforma. No caso dos anunciantes que usam o Facebook, 28% do orçamento de publicidade online é destinado apenas à rede social.
Um analista do banco interpreta os dados como negativos para o Twitter. Segundo ele, esta rede mostrou despertar menos interesse por parte dos publicitários. Os dados mostram, ainda, a evolução da publicidade online. A pesquisa indica que 20% do orçamento com publicidade das empresas se destina, atualmente, para o ambiente digital. E 23% das empresas já investem mais de 50% do orçamento em publicidade online.