Claro, TIM e Vivo liberam bônus de internet no RS; veja outras ações

Operadoras também abriram as redes (roaming) para que usuários não fiquem sem sinal; Surf Telecom, incluindo Correios Net, estão com planos pré-pagos prorrogados e InternetSul recebe doações financeiras e de equipamentos
Claro, TIM e Vivo oferecem bônus de internet a usuários afetadas pelas enchentes no RS
Prefeitura de Porto Alegre, à esquerda, e Mercado Municipal, à direita, alagados, após chuva intensa; Claro, TIM e Vivo oferecem acesso gratuito à internet a usuários no RS (crédito: Gilvan Rocha/Agência Brasil)

Devido às fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, as operadoras de telefonia móvel Claro, TIM e Vivo liberaram acesso gratuito à internet aos usuários de suas redes em diversas cidades do estado. No domingo, 5, o governo federal decretou estado de calamidade pública em 336 municípios gaúchos.

As três teles já haviam liberado o roaming há alguns dias. Com isso, o cliente de uma operadora pode usar a rede fornecida por outra como forma de ter acesso à web e ao tráfego de dados.

A Surf Telecom também está promovendo ação de apoio aos moradores do estado. Todos os clientes Surf (incluindo Correios Celular) do Rio Grande do Sul, em especial pré-pagos, estão com seus planos prorrogados “sine die” (indefinidamente) até que se estabilize minimamente a situação local.

Confira, a seguir, as ações empregadas pelas três grandes operadoras nacionais.

Claro

A Claro concedeu bônus de 5 GB para clientes dos planos Prezão e Controle nas localidades atingidas pelas chuvas. A operadora diz que a ação está valendo em mais de 100 cidades impactadas pelos temporais.

No Prezão, o bônus é válido por sete dias, enquanto vigora por 30 dias no Controle e no Flex. Para os clientes pós-pagos, a empresa informa que aplicará isenção de multas e juros nos casos de inadimplência durante o período de crise no estado.

Vivo

A Vivo disponibilizou 10 GB de bônus de internet a todos os clientes do Vivo Pré (plano pré-pago). A operadora informou que a ação promocional vale para todos os clientes da região por cinco dias.

TIM

Em ação similar, a TIM liberou 10 GB para todos os clientes pré-pagos que moram na região atingida pelas intensas chuvas.

Como usar o roaming

As três operadoras liberaram o roaming entre suas redes. Neste caso, por exemplo, um cliente da Vivo pode usar o telefone onde há sinal da Claro e da TIM, e vice-versa. Para usar o roaming, o cliente deve habilitar no smartphone ou celular a opção “Roaming” e, em seguida, “Seleção Automática de Operadora”.

Outras ações

A Claro, por meio do Instituto Claro, está arrecadando donativos para ajudar os desabrigados e os desalojados pelas enchentes. As doações presenciais podem ser feitas nos prédios administrativos e nas lojas físicas da operadora, que está colhendo alimentos não perecíveis, roupas, itens de higiene pessoal e limpeza, cobertores, fraldas e água mineral.

Os pontos de coleta no RS são os seguintes:

• BIT – Rua Gilberto Laste 52 – Morro Santa Tereza – Porto Alegre/RS;
• Prédio Embratel – Rua Engenheiro Afonso Cavalcanti 233 – Bairro Bela Vista – Porto Alegre/RS;
• Prédio Marechal – Rua Marechal Floriano Peixoto, 249 – Centro – Porto Alegre/RS;
• Prédio Claro – Rua Gomes Portinho, 619, Centro – Novo Hamburgo.

Confira os endereços das lojas da Claro no território gaúcho clicando aqui.

Já a Vivo, por meio da Fundação Telefónica Vivo, lançou uma campanha de matchfunding para itens de urgência. As doações podem ser feitas via Pix, cartão de crédito ou boleto. “A Fundação Telefônica Vivo se compromete a dobrar o valor total arrecadado nesta campanha solidária”, informa a operadora.

InternetSul

A Associação dos Provedores de Internet do Rio Grande do Sul (InternetSul) lançou uma campanha pela recuperação da conectividade no estado. A entidade está recebendo doações financeiras (via Pix, pela chave [email protected]) ou equipamentos para auxiliar na recuperação da infraestrutura.

O site da associação traz mais informações sobre como proceder com as doações de dispositivos e componentes de rede. O gerente executivo da InternetSul, Henrique Prudencio, também pode ser contatado para as doações de equipamentos, pelo e-mail [email protected].

Unifique

A Unifique liberou o WiFi nas suas lojas mais próximas dos locais afetados. Também instalou internet em abrigos e locais de acolhimento nas cidades de Esteio, Guaíba, Caxias do Sul, Porto Alegre, Taquari e Sapucaia do Sul. A empresa também enviou roupas e mantimentos, e vai adiantar a primeira parcela do 13º para todos os funcionários do Rio Grande do Sul para 8 de maio.

Boletim da Anatel

De acordo com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até a noite de domingo, 5, 259 municípios gaúchos tinham sido afetados parcialmente pelas chuvas e enchentes. Nestas localidades, há ao menos uma prestadora com cobertura ativa.

Outras 12 cidades estão completamente sem rede disponível: Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul, Encantado, Estrela, Marques de Souza, Pouso Novo, Progresso, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São Vendelino e Travesseiro.

Ainda de acordo com a Anatel, as redes de Claro, TIM e Vivo estão completamente fora do ar em 43, 123 e 46 cidades gaúchas – lembrando que, caso esteja sem sinal, o usuário tem a possibilidade de usar o roaming para acessar à rede de outra empresa.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 851