Sai autorização para mudança de controle da Hispamar já defasada

Autorização da Anatel remete a operação realizada em 2017, já concluída. Hispasat foi novamente vendida este ano para a empresa de distribuição elétrica da Espanha.

A Anatel autorizou a troca do controlador indireto da operadora brasileira de satélites da Hispasat do Brasil e da Hispamar. A agência concordou que o grupo alemão Hotchief Aktiengesellschaft compre as ações da  espanhola Abertis Infraestructuras, controladora da Hispasat S.A., dona da Hispasat do Brasil, que por sua vez tem 68,5% do capital da Hispamar.

A transação entre Abertis e Hotchief foi aprovada pelo Cade em 2017. A mudança do controle indireto da Hispasat do Brasil e da Hispamar foi autorizada pela própria Anatel em circuito deliberativo em março de 2018, sob a condição de apresentação de documentos de conformidade fiscal.

Após a apresentação dos documentos pelas empresas, a agência levou mais de um ano para aprovar a operação e publicá-la no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 26. Nesse meio tempo, a transação foi finalizada pela Abertis e a Hispasat já foi novamente vendida, por € 949 milhões, em fevereiro deste ano para a Red Elétrica de España.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4469