EAF recebe autorização para trecho terrestre da Infovia 04

Cabos subfluviais ligam Amazonas a Roraima. Construção terrestre vai de Caracaraí (RR) a Boa Vista (RR). Avanço dependia de aval do DNIT.
(Crédito: EAF/Divulgação)

A Entidade Administradora de Faixa (EAF), responsável pela construção da Infovia 04,  recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a autorização necessária para o trecho terrestre da obra. Até então, a primeira etapa tinha sido concluída no trecho fluvial do percurso. 

A Infovia 04, parte do projeto Norte Conectado, abrange 647 km, sendo 464 km de cabos subaquáticos, do Amazonas a Roraima. O trecho terrestre liga Caracaraí (RR), leito do rio, até Boa Vista (RR). De acordo com a EAF, esta fase da obra deve ser concluída até fevereiro de 2025. 

Em nota divulgada nesta terça-feira, 26, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que o governo tem urgência em aprimorar a infraestrutura de telecomunicações no Norte do país. “As pessoas que vivem em áreas remotas precisam de internet de qualidade para acessar serviços públicos básicos, como o SUS”, completou. 

Infovias

O programa Norte Conectado compreende um conjunto de trechos de cabos subfluviais. As primeiras entregues foram as infovias 00 e 01 que, juntas, vão de Macapá (AP) a Manaus (AM). A execução foi realizada pelo Ministério das Comunicações (MCom) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e pela EAD/Seja Digital, respectivamente.

Outros trechos estão agora sob responsabilidade da EAF, entidade criada para administrar compromissos firmados no edital do 5G.

A EAF dividiu a execução em duas etapas. A primeira delas contempla as infovias 02, 03 e 04. Em agosto do ano passado, a entidade chegou a prever que a Infovia 04 seria a primeira das três a ser implementada, com início ainda naquele mês, prevendo as demais para o último trimestre de 2023. No entanto, de lá pra cá, condições climáticas e o processo para a emissão das autorizações mudaram o cronograma.

A Infovia 02, por exemplo, só recebeu a liberação do Ibama em julho.  Ela ligará 13 localidades de Tefé (AM) a Atalaia do Norte (AM), trecho em área afetada pela seca. Com isso, o início do lançamento dos cabos ficou para o próximo período de navegabilidade favorável, que atualmente está previsto para o próximo mês, mas pode ficar ainda para janeiro. 

Já a Infovia 03, que liga oito localidades, de Belém (PA) a Macapá (AP), foi concluída em março deste ano. 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11073