Procon-SP notifica Motorola, Samsung e Apple sobre questões de segurança
O Procon-SP notificou as empresas Motorola Mobility Comércio De Produtos Eletr. Ltda., Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. e Apple Computer Brasil Ltda. A fundação pede explicações sobre dispositivos de segurança disponíveis em cada aparelho para desbloqueio e acesso às informações.
O motivo é que quadrilhas têm roubado celulares com o intuito de acessar aplicativos de bancos instalados no aparelho e, com isso, fazer transferências indevidas na conta bancária da vítima.
Segundo o Procon, as empresas deverão apresentar as seguintes informações:
– laudos técnicos, assinados por profissionais habilitados, dos testes de validação e eficiência realizados para garantia de segurança no desbloqueio dos aparelhos e acesso às informações cadastradas/armazenadas, em todas as suas modalidades: senhas, códigos de segurança, reconhecimento de voz e facial, dentre outros;
– providências tomadas pela empresa no tocante à identificação de possíveis problemas de quebra de segurança de acesso e de violabilidade de dados nos aparelhos;
– forma de recepção, tratamento e armazenamento aplicados aos dados fornecidos pelos usuários, no momento da habilitação dos respectivos aparelhos, bem como no procedimento de cadastro aos sistemas de segurança de dados/aplicativos, dentre outros;
– lapso temporal previsto para o armazenamento dos dados dos usuários, incluindo as imagens e gravações de voz, comprovando a possibilidade de sua atualização e exclusão (no aparelho e de forma remota), se necessárias;
– custos de cobrança para utilização dos dispositivos de segurança nos aparelhos e no respectivo sistema operacional;
– forma de cadastro e armazenamento do “Endereço de Protocolo da Internet – IP” por usuário, bem como dos dispositivos de segurança utilizados na sua identificação, endereçamento, localização e rastreamento de forma remota em caso de furto/roubo do aparelho a ele vinculado;
– sistemas de bloqueio, exclusão de dados de forma remota e rastreamento, disponibilizados aos usuários/consumidores vítimas de furto/roubo de aparelhos.
As empresas têm até o próximo dia 22 para responderem aos questionamentos do Procon-SP.
Em nota ao Tele.Síntese, a Samsung confirma o recebimento da notificação e diz que vai atender às exigências. “A Samsung informa que recebeu no dia 16 de junho de 2021 a notificação em questão e que responderá ao Procon no prazo adequado. A companhia reforça, ainda, seu comprometimento com a proteção dos dados pessoais dos consumidores e que segue, continuamente, aprimorando suas ferramentas para garantir a segurança de seus usuários cumprindo com as leis brasileiras.”