Pesquisadores conseguem transmistir dados em fibra a 1 terabit por segundo

Cientistas de Nokia Bell Labs, Deutsche Telekom T-Labs e da Universidade de Munique transmitiram dados em nova modulação.

fibra ópticaPesquisadores dos laboratórios Nokia Bell Labs, Deutsche Telekom T-Labs e da Universidade de Munique (Alemanha) anunciaram nesta sexta-feira, 16, sucesso em um teste de transmissão de dados sobre fibra óptica em altíssima velocidade. Em ambiente controlado, eles conseguiram fazer dados trafegarem à velocidade de 1 terabit por segundo (Tbps), a marca mais próxima do limite teórico já alcançada.

Para conseguir o feito, os pesquisadores usaram técnica de adaptação dinâmica das taxas de transmissão, uma nova modulação conhecida como “conformação de constelação probabilística” (ou simplesmente PCS na sigla em inglês), e modulação de amplitude (QUAM). Com o PCS, foi possível transmitir pedaços diferentes das informações em frequências diferentes, aumentando a eficiência em 30%. Os detalhes serão apresentados em conferência sobre tecnologia óptica, que acontecerá no final do mês, na Alemanha.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10575