Operadoras pretendem oferecer 4G em 700 MHz no próximo semestre no DF
As operadoras de telefonia celular só vão esperar pela liberação formal da frequência de 700 MHz em Brasília, que ficará totalmente limpa com o desligamento dos sinais analógicos das 25 emissoras de TV, para ocupá-la rapidamente com a oferta de mais serviços de quarta geração no Distrito Federal.
Segundo Oscar Petersen, vice-presidente da Claro, que hoje na solenidade de liberação da frequência representava as quatro empresas que compraram as frequências (a Oi não participou do leilão), a previsão é que no primeiro semestre do próximo ano as operadoras já estejam usando esta frequência em Brasília e nas nove cidades de Goiás que também passaram pelo processo de desligamento dos sinais.
Embora em Brasília já exista o serviço de banda larga em 4G oferecido pelas quatro operadoras de celular, a frequência de 700 MHz, por se mais baixa, é de maior alcançar, o que dá uma cobertura maior, o que significa que a comunicação dentro dos prédios fica com muito melhor qualidade.
TIM
“Estaremos prontos para lançar o 4G em 700 MHz em Brasília no mesmo dia em que a faixa for liberada pelo GIRED, após a conclusão do processo de mitigação de interferências. A TIM é líder em municípios cobertos com quarta geração no Brasil e considera o 700MHz recurso estratégico para acelerar o plano de expansão da rede LTE no país”, destaca Stefano De Angelis, presidente da operadora. .