OneWeb completa primeira constelação de satélites e sinaliza planos para América Latina
A operadora de satélites de órbita baixa OneWeb tem planos para a América Latina e África. Sunil Bharti Mittal, presidente executivo da companhia, disse que a empresa está em negociações com “múltiplos players” nesses mercados, nos quais já conta com “muitas estações terrestres instaladas”.
Ao portal “Mobile World Live”, o executivo indicou que a companhia também tem conversas em andamento para fornecer conectividade às comunidades globais com maior necessidade, além dos departamentos de Defesa dos governos da Índia e dos Estados Unidos.
Adicionalmente, a empresa de conectividade via satélite negocia com “players OTT para [fornecer] bakcup em nuvem”, uma vez que seu serviço não é afetado por nuvens reais ou “desastres naturais”.
Segundo Mittal, satélites de órbita terrestre baixa (LEO, na sigla em inglês) oferecem baixa latência, o que os torna mais adequados para fornecer conectividade de internet banda larga de alta velocidade do que os de órbita geoestacionária (GEO). O executivo vê oportunidades na indústria marítima, em plataformas de petróleo e em aeronaves.
Vale lembrar que, em julho do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conferiu à OneWeb o direito de exploração de satélites sobre o território brasileiro pelo prazo de 15 anos.
Exploração comercial
No domingo, 26, a OneWeb lançou 36 satélites ao espaço sideral, elevando a sua constelação para 618 artefatos de conectividade. A empresa precisaria, originalmente, de 588 satélites para explorar o serviço de modo comercial. Na ocasião, Mittal apontou o backhaul móvel como um dos mercados mais importantes para a empresa.
O executivo, além disso, disse que a OneWeb já está gerando “vários” milhões de dólares por mês em receita com um serviço limitado a uma faixa de 50 graus ao norte e que, ao completar a constelação, a empresa pode cobrir “cada centímetro quadrado” do planeta.
O presidente executivo ainda pontuou que a empresa está pronta para ter o seu primeiro ano completo de geração de receita.