Nome de Márcio França surge como hipótese para o MCTI
Amanhã o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva poderá anunciar os primeiros ministros de seu governo. Há rumores de que serão divulgados os nomes para a Fazenda, Cultura, Defesa e Casa Civil. Mas não param as especulações para outros cargos, como o do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) que, agora, tem Marcio França, ex-governador de São Paulo filiado ao PSB, como um dos candidatos. Edinho Silva, prefeito de Araraquara, continua sendo cotado para o Ministério das Comunicações.
As expectativas são de que Lula anuncie Fernando Haddad como ministro da Fazenda. Haddad, inclusive, adiou seu retorno para São Paulo para amanhã após a coletiva do presidente eleito marcada para as 10 horas. E hoje teve encontro com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes.
Aumentaram as especulações de que a cantora baiana Margareth Menezes poderá assumir o Ministério da Cultura que será recriado na nova gestão. Com isso, Lula repetiria o perfil de seu primeiro mandato quando escolheu Gilberto Gil para a pasta. E Flávio Dino é o nome mais cotado para o Ministério da Justiça
No caso da Defesa, há rumores de que Lula foi aconselhado a antecipar para esta semana a divulgação de José Múcio Monteiro como ministro. Dessa forma poderia ser acelerada a escolha de novos comandantes das Forças Armadas dando mais tempo para diálogos nessa área. Para a Casa Civil há forte tendência de ser anunciado Rui Costa, do PT e ex-governador da Bahia.
MCTI
A tecnologia e inovação têm sido constantemente citadas tanto pelo presidente eleito quanto pelo seu vice, Geraldo Alckmin, como uma das ferramentas mais importantes para que o Brasil retome o caminho do crescimento. Por esse motivo, o MCTI poderá ganhar mais peso na próxima gestão.
O nome de França para o MCTI já havia sido levantado e hoje blog do jornalista Gerson Camarotti, do G1 e membro da equipe de comentaristas da Globo News, afirmou que essa decisão já teria sido tomada. Inicialmente, o ex=governador tinha sido cotado como o próximo ministro das Cidades.
Nas duas gestões anteriores de Lula, o MCTI esteve em mãos de políticos filiados ao PSB, como Eduardo Campos e Roberto Amaral. França tem ainda a seu favor o fato de ter aberto mão de sua candidatura ao governo de São Paulo para favorecer a de Haddad, como queria Lula. Tanto Haddad quanto França, candidato a senador, foram derrotados.
Edinho Silva, por sua vez, foi um dos responsáveis pelas comunicações na campanha de Lula. Ele faz parte do grupo de transição da área e já teve encontro com o atual ministro das Comunicações, Fabio Faria. As equipes de transição continuam trabalhando para apresentação de relatórios de todas as áreas.