Nokia e Solis anunciam projeto de redes privativas para o agronegócio

Empreitada combina equipamentos e soluções da Nokia com os serviços de conectividade NB-IoT e de rede móvel da Solis; iniciativa também deve atingir comunidades em áreas rurais
Nokia e Solis anunciam projeto de redes privativas para o agronegócio
Agronegócio e comunidades rurais são os focos da iniciativa de Nokia e Solis (crédito: Nokia/Divulgação)

A Nokia anunciou, nesta quinta-feira, 27, uma parceria com a Solis Tower Telecom do Brasil com foco em redes privativas sem fio para o agronegócio. A iniciativa também envolve a expansão da conectividade para comunidades em áreas rurais ou de plantação.

Na prática, a fabricantes finlandesa vai fornecer diversos equipamentos de infraestrutura de rede, como small cells, banda base, soluções de cabeça de rádio e estação rádio base. Na parceria, a Nokia também entra com soluções de gabinete de energia e de resfriamento para uso externo.

Os equipamentos da Nokia serão combinados com os serviços da Solis, que é uma provedora de conectividade NB-IoT e operadora MVNO dedicada ao agronegócio. Como resultado, as fazendas e as comunidades rurais atendidas pelas empresas poderão ter informações em tempo real sobre as atividades produtivas no campo.

Em comunicado, a Nokia ainda ressaltou que a nova rede permitirá que trabalhadores realizem tarefas cotidianas, como acessar aplicativos bancários ou se conectar com familiares, e impulsionará a produtividade, ao habilitar a comunicação instantânea entre as equipes.

“Trazer conectividade e digitalização para essas comunidades rurais é muito importante. Isso as ajudará a colaborar, comunicar e inovar mais facilmente, sendo mais produtivas e eficientes. Através da nossa tecnologia, podemos reduzir a lacuna digital e conectar os desconectados”, disse Renato Bueno, diretor de vendas para Enterprise, Mobile Networks América Latina da Nokia, em nota.

A parceria já está em andamento. A fazenda Vera Cruz do Xingu, no estado do Mato Grosso, já foi conectada pelas empresas.

“Este importante projeto terá um impacto transformador nas comunidades agrícolas em todo o Brasil, dando-lhes acesso a comunicações críticas e à internet”, assinalou Felippe Antonelle, sócio-fundador da Solis.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111