Nokia e Red Hat anunciam integração de plataformas e parceria em 5G

Com a intenção de ganhar flexibilidade tecnológica, cooperação prevê migração de serviços da Nokia para as ferramentas da Red Hat
Nokia e Red Hat firmam parceria envolvendo integração de plataformas e 5G
Parceria prevê a migração de clientes da Nokia para sistemas da Red Hat (crédito: Divulgação)

A Nokia e a Red Hat anunciaram, nesta sexta-feira, 30, uma parceria para integração de tecnologias. Pelo acordo, a fornecedora de soluções open source empresariais passa a disponibilizar core tecnológico para a fabricante de equipamentos de telecomunicações.

Além disso, a cooperação prevê o desenvolvimento e a migração de serviços existentes nos sistemas da Nokia (Nokia Container Services e Nokia Cloud Infrastructure Software) para as ferramentas da Red Hat.

Em comunicado, as empresas dizem que as oportunidades proporcionadas pela tecnologia 5G exigem modernização de soluções e flexibilidade para implementação de serviços e aplicações.

Durante o processo de integração, a Nokia continuará oferecendo suporte diretamente a seus clientes. No entanto, à medida que as estratégias de nuvem dos clientes evoluírem, a Red Hat e a Nokia estenderão o suporte para garantir uma transição tranquila aos clientes que optarem por migrar para as plataformas da companhia norte-americana de open source.

O vice-presidente sênior de Telecomunicações, Mídia e Entretenimento & Edge da Red Hat, Darrell Jordan-Smith, diz que a colaboração permitirá que a Nokia explore todos os potenciais da quinta geração móvel.

“Como parte dessa parceria, a Nokia está oferecendo nossa infraestrutura multicloud nativa em nuvem junto com suas principais aplicações de rede, permitindo que os provedores de serviços capitalizem a oportunidade 5G implementando suas redes 5G usando o Red Hat OpenStack Platform e o Red Hat OpenShift”, afirma, em nota.

Confira um resumo do acordo entre as empresas:

  • A Nokia adotará a Red Hat como a principal plataforma de infraestrutura em nuvem para desenvolver, testar e entregar suas aplicações de rede core;
  • A Nokia continuará a oferecer suporte a suas principais aplicações de rede nas ofertas de plataforma Nokia NCS e CBIS;
  • As principais aplicações de rede da Nokia serão totalmente integradas ao Red Hat OpenStack Platform e ao Red Hat OpenShift, a principal plataforma de aplicações de nuvem híbrida com tecnologia Kubernetes;
  • A Nokia certificará suas funções de rede nativa em nuvem (CNFs) e as funções de rede virtualizada (VNFs) para operar no Red Hat OpenShift e no Red Hat OpenStack Platform com opções para que o cliente implante em ofertas de infraestrutura de telecomunicações bare metal (on-premises), virtualizada e em nuvem pública, incluindo as da Amazon Web Services, Google, Microsoft e outros.
Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10695