Netflix ganha quase 6 milhões de novos assinantes e lucro avança 3,2% no 2º trimestre

Receita da plataforma de streaming cresceu 2,7%, totalizando US$ 8,18 bilhões; companhia espera que faturamento avance ainda mais no segundo semestre, com apoio do plano com anúncios e da cobrança pelo compartilhamento de senha
Netflix tem alta de 3,2% no lucro com impulso de novos assinantes
Impulsionada por novos assinantes, Netflix espera alta no lucro e na receita no próximo trimestre (crédito: Freepik)

A Netflix informou, nesta quarta-feira, 19, os resultados financeiros do segundo trimestre deste ano. A plataforma de streaming registrou lucrou líquido de US$ 1,48 bilhão (aproximadamente R$ 7 bilhões), alta de 3,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o lucro foi de US$ 1,41 bilhão (R$ 6,75 bilhões).

A companhia obteve receita de US$ 8,18 bilhões (R$ 39,13 bilhões) entre abril e junho, crescimento de 2,7% na comparação anual (US$ 7,97 bilhões, ou R$ 38,13 bilhões).

O lucro operacional chegou a US$ 1,81 bilhão (R$ 8,66 bilhões), avançando 15,9% ante o segundo trimestre de 2022. A margem operacional ficou em 22,3%, alta de 2,5 pontos percentuais (p.p.) em relação à do mesmo período do ano passado (19,8%).

“Embora tenhamos feito um progresso constante este ano, temos mais trabalho a fazer para acelerar nosso crescimento”, diz a empresa, em trecho do informe financeiro. “Esperamos que o crescimento da receita acelere na segunda metade de 2023, à medida que começamos a ver todos os benefícios do compartilhamento pago, além do crescimento contínuo e constante em nosso plano apoiado por anúncios”, complementa.

Para o terceiro trimestre, a companhia tem a expectativa de que a receita avance 7,5%, alcançando US$ 8,52 bilhões (R$ 40,76 bilhões). O lucro líquido estimado é de US$ 1,58 bilhão (R$ 7,56 bilhões).

Base de assinantes

A Netflix informou que terminou o segundo trimestre com 238,39 milhões de assinantes em todo o mundo. Desse modo, entre abril e junho, a empresa adquiriu 5,89 milhões de novas assinaturas. Na comparação anual, a base de clientes teve alta de 8%.

A receita cresceu em todas as regiões em que a companhia atua. Nos Estados Unidos e no Canadá, o maior mercado da plataforma em termos de faturamento, o avanço anual foi de 1,7%, totalizando US$ 3,59 bilhões (R$ 17,17 bilhões). O número de assinantes chegou a 75,57 milhões, com adição líquida de 1,17 milhão.

Na América Latina, incluindo o Brasil, onde lidera entre os streamings, a companhia ganhou 1,22 milhão de novos clientes, chegando a 42,47 milhões na região. O faturamento somou US$ 1,07 bilhão (R$ 5,12 bilhões), alta de 4,56%.

Na região composta por Europa, Oriente Médio e África, o ganho de receita foi de 4,52%, chegando a US$ 2,56 bilhões (R$ 12,25 bilhões). Com 2,42 milhões de novas assinaturas, a base de clientes naquela parte do mundo totalizou 79,81 milhões.

No caso da Ásia-Pacífico, o faturamento no segundo trimestre foi de US$ 919 milhões (R$ 4,4 bilhões), alta anual de 1,21%. O total de assinaturas chegou a 40,55 milhões, em razão do acréscimo de 1,07 milhão de clientes no período de abril a junho.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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