Morre Mario Cesar Pereira de Araújo, ex-presidente da TIM Brasil

Mario Cesar Araújo foi o presidente que mais tempo ficou à frente da TIM Brasil, integrou entidades setoriais e participou ativamente da fundação da telefonia móvel no Brasil.
Nesta foto de 2005, Mario Cesar Araújo, então presidente da TIM, participa de comissão na Alesp (Imagem: Alesp)
Nesta foto de 2005, Mario Cesar Araújo, então presidente da TIM, participa de comissão na Alesp

O setor de telecomunicações perdeu um renomado profissional na madrugada desta quarta-feira, 21. Mario Cesar Pereira de Araújo morreu no Rio de Janeiro, onde morava.

Engenheiro de Telecomunicação formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, começou a carreira na antiga Telerj, no estado fluminense. Passou ainda por Embratel, Splice, TCO – Tele Centro-Oeste Celular, e TIM. O executivo internou-se no fim de semana por conta de uma pneumonia, mas não resistiu. Deixa esposa, filhos e netos.

Mario Cesar foi o presidente que mais tempo ficou à frente da TIM Brasil. Ele ocupou o cargo de CEO da operadora e comandou o Conselho de Administração da companhia por mais de 7 anos, entre 2003 e 2010. Teve ainda papeis relevantes setoriais, passando pela presidência da Associação Nacional de Operadoras de Celular (Acel) e integrando o Conselho Superior de Infraestrutura da Fiesp.

A TIM publicou nas redes sociais um texto no qual lamenta a morte de Mario Cesar. A companhia lembra dele como um líder carismático e preocupado com questões sociais:

A Conexis Brasil Digital, entidade setorial relacionada à Acel, também emitiu comunicado lamentando o falecimento.

“A Conexis Brasil Digital, Telebrasil, Febratel, ConTIC e Acel lamentam o falecimento de Mario Cesar Pereira de Araújo, CEO e Presidente do Conselho de Administração da TIM Brasil entre os anos de 2003 e 2010. Em seu mandato, a TIM ampliou e consolidou suas operações no país, com a incorporação da TIM Nordeste e da TIM Sul, além da aquisição da Intelig. O executivo também foi Diretor da Telebrasil e Presidente da Acel com ativa participação nas entidades. Engenheiro, Mario Cesar deixa seu legado para a história das telecomunicações no Brasil. As entidades se solidarizam com familiares e amigos e agradecem ao trabalho feito por Mario Cesar durante toda a vida em favor das telecomunicações e da inclusão digital.”.

“Mario Cesar contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento das telecomunicações brasileiras. Entusiasta do Brasil, sempre otimista, liderou uma das primeiras operadoras de capital nacional que deram início à telefonia celular brasileira, assumindo mais tarde a direção da TIM Brasil. Deixou as operações do dia a dia, mas continuava sempre pensando em projetos para ampliar o acesso da população brasileira. Condolências para toda a família a amigos”, comenta a diretora da Momento Editorial e do TS, Miriam Aquino.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4427