Microsoft anuncia PCs com recursos de IA embarcada

Fabricantes como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung confirmaram suporte à linha Copilot+PC; funções do GPT-4o, da OpenAI, também serão integrados ao produto da big tech
Microsoft anuncia linha de computadores com IA embarcada
Brett Ostrum, gerente da Surface, Microsoft; IA no PC é a nova aposta da big tech (crédito: Microsoft/Divulgação)

A Microsoft anunciou, nesta segunda-feira, 20, uma nova categoria de computadores com Inteligência Artificial (IA) embarcada. Os chamados “Copilot+ PC” são capazes de executar tarefas usando a tecnologia sem a necessidade de recorrer a soluções hospedadas em data centers em nuvem.

Os novos dispositivos partem de US$ 1.000 (aproximadamente R$ 5.100) e serão lançados em 18 de junho. Fabricantes parceiros da companhia, como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung, confirmaram que terão ofertas de computadores do tipo Copilot+ PC.

A Microsoft tem a expectativa de que o mercado de PCs com IA movimente 50 milhões de unidades no ano que vem. A companhia indicou que o GPT-4o, novo motor de IA do ChatGPT, ainda será integrado ao Copilot, incluindo o recurso de assistente de voz.

Na apresentação do produto, a big tech destacou que os dispositivos da linha Copilot+ PC contam com uma unidade de processamento neural (NPU, na sigla em inglês) capaz e atingir 40 trilhões de operações por segundo. A Microsoft ainda anunciou que os computadores utilizarão os processadores Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus, da Qualcomm. Parcerias com AMD e Intel devem ser divulgadas nos próximos medes.

Para chamar a atenção à nova linha de computadores, a big tech apresentou o recurso chamado “Recall”, que permite que o usuário encontre arquivos que tenham visto no computador, mesmo que tenha sido em uma aba no navegador de internet.

Dentro da família Copilot+ PC, a big tech ainda apresentou a nova geração do tablet Surface Pro (11ª geração) e do notebook Surface Laptop (7ª geração), ambos projetados para clientes B2B.

Com o anúncio de computadores com IA embarcada, a Microsoft dá um novo passo na corrida pela liderança nessa tecnologia. Na semana passada, o Google anunciou a integração do Gemini, a sua IA generativa, ao serviço de busca, além de um semicondutor para acelerar cargas de trabalho em data centers. No início do mês, a Apple revelou o M4, um chip com foco em IA que estará em sua próxima geração de dispositivos, incluindo o iPad Pro.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1136