Siga Antenado busca apoio de prefeitos para acelerar troca de parabólicas

Entidade participa da Marcha dos Prefeitos, nesta semana, em Brasília, para conscientizar autoridades sobre o desligamento do sinal da TV das parabólicas tradicionais
Em busca de apoio para acelerar troca de parabólicas, Siga Antenado participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília
Parabólicas tradicional e digital; Siga Antenado busca se aproximar de prefeitos (crédito: EAF/Divulgação)

A Siga Antenado, organização responsável por substituir parabólicas tradicionais por modelos digitais para a população de baixa renda, participa, nesta semana, da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento também conhecido como Marcha dos Prefeitos, na capital federal. O objetivo da organização é obter apoio das prefeituras para acelerar a troca dos equipamentos.

Em nota, a entidade também diz que busca conscientizar os municípios sobre a importância da substituição das antenas, além de informar a população sobre o desligamento do sinal de TV das parabólicas tradicionais, uma vez que a frequência usada passa a ser ocupada pelo 5G, à medida que a tecnologia de telefonia móvel é ativada nas cidades do País.

Na prática, o sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) está sendo migrado para o das parabólicas digitais (banda Ku), de modo que a população não fique sem acesso à TV aberta.

Em março, a organização anunciou que concluiu, com quase dois anos de antecedência, o processo de mitigação de interferências na faixa de 3,5 GHz (usada pelo 5G) em todos os 5.570 municípios do País. Até o momento, a Siga Antenado já instalou gratuitamente mais de 2,7 milhões de kits com o novo equipamento.

“A participação ativa na Marcha dos Prefeitos é uma oportunidade essencial para sensibilizar os líderes municipais sobre a importância de informar a população sobre a urgência da substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital, evitando que as famílias fiquem sem sinal de TV, que muitas vezes é o único meio de informação e entretenimento disponível”, afirma o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra.

Vale lembrar que, no segundo semestre deste ano, a população brasileira vai às urnas eleger prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos – e também é de interesse das autoridades a disponibilização das tecnologias mais modernas de telefonia móvel e de TV aberta.

A Siga Antenado é o nome fantasia da Entidade Administradora da Faixa (EAF), organização criada por Claro, TIM e Vivo, vencedoras da licitação nacional do 5G, para limpar a faixa de 3,5 GHz, auxiliar a população de baixa renda na migração do sinal de TV e ativar a tecnologia celular em todo o território brasileiro. Para tanto, a entidade conta com um orçamento de R$ 6,3 bilhões – o montante também é destinado a outras ações, como a instalação de infovias na região Norte.

Troca gratuita de antena

A Siga Antenado substitui, gratuitamente, as parabólicas tradicionais por digitais de famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo federal (Cadúnico). Os moradores precisam entrar em contato com a organização para fazer o agendamento do serviço. Para a troca, é exigido que a parabólica tradicional esteja funcionando.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10563