Linktel ativa rede WiFi 6E no Estádio do Morumbi

Tecnologia foi utilizada pela primeira vez durante a final da Copa do Brasil, entre São Paulo e Flamengo; velocidade de download chegou a 1,2 Gbps
Linktel implementa rede WiFi 6E no Estádio do Morumbi
Estádio do Morumbi conta com rede de WiFi 6E da Linktel (crédito: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

A Linktel implementou uma rede WiFi 6E no Estádio do Morumbi, na zona sul da capital paulista. A primeira ativação da tecnologia ocorreu no dia 24 de setembro, durante a final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo.

A rede sem fio foi implantada na área dos camarotes e no anel superior do estádio. Segundo a Linktel, a conexão proporcionou velocidades de download de 1,2 Gbps e de upload de 1 Gbps.

No dia do jogo, que contou com público de mais de 63 mil pessoas, a rede conseguiu atender mais de 30 mil conexões simultâneas. O WiFi 6E forneceu bandas superiores a 580 Mbps por celular.

Vale lembrar que apenas dispositivos com suporte à frequência de 6 GHz conseguem utilizar, de fato, todo o potencial do WiFi 6E. Sem essa capacidade, as conexões ocorrem nas faixas destinadas ao WiFi 6 (2,4 GHz e 5 GHz), conforme as especificações técnicas de cada aparelho.

“Essa tecnologia funciona como uma realidade aumentada e permite a transmissão de vídeos em resolução 8K”, diz André Ferreira, diretor de tecnologia da Linktel, em nota. “A Linktel adotou um equipamento de WiFi muito robusto e desenhado para ambientes com alta concentração de pessoas, como shopping centers e aeroportos internacionais”, complementa.

A empresa tem rede no estádio do São Paulo desde 2014. Para implementar o 6E, a Linktel contou com apoio da Mundivox e da W.B.A.

A tecnologia já tem sido utilizada em outras arenas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede com a banda de 6 GHz está disponível no SoFi Stadium, em Los Angeles (Califórnia), e no Allegiant Stadium, em Las Vegas (Nevada).

No Brasil, a Arena MRV, o novo estádio do Atlético-MG, também conta o WiFi 6E.

Uso em espaços externos

O Estádio do Morumbi e outras arenas esportivas fazem uso do que se chama de WiFi 6E indoor (espaços internos). O uso da banda de 6 GHz em ambientes externos está em avaliação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O órgão regulador, inclusive, já sinalizou a intenção de destinar toda a faixa dos 6 GHz para uso do WiFi 6E outdoor, embora as operadores móveis pleiteiam parte da banda para o 5G.

Na semana passada, durante o Futurecom 2023, representantes de associações de telecomunicações demonstraram plena confiança na destinação integral da faixa (ou seja, 1.200 MHz) para o uso da rede sem fio em espaços externos. A expectativa é de que a decisão seja tomada após a Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRC-2023), que acontece em novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O primeiro teste do WiFi 6E outdoor na América Latina foi feito em São Paulo, entre dezembro de 2022 e março deste ano, pela Qualcomm.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 978