Lenovo vende mais, porém mantém prejuízo em celulares
A Lenovo divulgou os resultados do terceiro trimestre, equivalente ao segundo trimestre de seu ano fiscal 2016. Os números mostram retração em todos os segmentos. A receita do grupo caiu 8% em relação ao mesmo período de 2015, para US$ 11,2 bilhões, por causa de “condições de mercado desafiadoras”. Ainda assim, foi possível apurar lucro operacional de US$ 215 milhões, revertendo prejuízo de US$ 784 milhões ano passado. O saldo positivo veio principalmente por conta da venda de ativos.
A venda de PCs e tablets somou US$ 7,8 bilhões no período, menos 8% na comparação anual. Já no negócio da telefonia móvel, a empresa luta para fechar no azul. A unidade faturou US$ 2 bilhões, 12% menos que no mesmo trimestre de 2015, resultando em um prejuízo antes de impostos e amortizações de US$ 156 milhões, mesmo com maior volume de unidades despachadas. A empresa distribuiu 14 milhões de celulares, 25% mais. A linha Moto cresceu 40% em vendas, devido ao sucesso do Moto G, Moto Z e Moto Mods.
A companhia também perdeu mercado em data centers, segmento no qual vendeu US$ 1,1 bilhão, 8% menos.