EAF conclui lançamento de cabos da Infovia que conecta Belém a Macapá

Projeto entra na fase de testes para ativação. Construção foi executada em 19 dias.
EAF conclui cabeamento da Infovia que conecta Belém a Macapá | Foto: Kayo Sousa/MCom
Infovia 03, que vai de Belém a Macapá,  soma 624 km de cabos de fibra óptica | Foto: Kayo Sousa/MCom

A Entidade Administradora de Faixa (EAF) – Siga Antenado – concluiu o lançamento de cabos de fibra óptica subaquáticos para a implantação da Infovia 03, que ligará Belém (PA) a Macapá (AP). Com isso, inicia-se a etapa de testes para ativação.

O processo de cabeamento começou em março, com previsão de conclusão em 26 dias, mas ficou pronto mais rápido, em 19 dias, pelas boas condições de navegação, segundo o Ministério das Comunicações (MCom).

Ainda de acordo com o órgão, a fase atual consiste em preparar toda a infraestrutura para a ativação do sistema de transmissão – também chamado de “iluminação dos cabos”, permitindo o tráfego de dados. “A previsão é que essa etapa seja concluída até o final do mês”, estima o ministério.

Além dos testes de ativação, o MCom ressalta que também já estão sendo viabilizadas as redes metropolitanas, que levam os fios até prédios públicos como hospitais e escolas, por exemplo.

No ano passado, a EAF selecionou a Padtec como a fornecedora da solução DWDM para as redes subfluviais das Infovias 02, 03 e 04. O início efetivo da operação está previsto para o próximo semestre.

Infovia 03

A Infovia 03 faz parte do Programa Norte Conectado, que visa ampliar a infraestrutura de internet na Região Amazônica. A construção da infraestrutura é da EAF – entidade não-governamental e sem fins lucrativos, criada pela Anatel. O investimento envolve saldo remanescente do leilão do 4G, recurso reservado no leilão do 5G, além do orçamento do MCom, atualmente inserido no Novo PAC.

O trecho que liga Belém e Macapá soma 624 km de cabos de fibra óptica, orçado em R$ 98 milhões. A estimativa é de beneficiar 2,5 milhões de moradores, além de 38 escolas públicas, três fóruns de Justiça, cinco unidades de saúde, três pontos de defesa e dois centros de pesquisa.

Ao todo, o Norte Conectado prevê seis infovias. Já foram lançadas a Infovia 00 e 01 que, juntas, vão de Macapá (AP) a Manaus (AM).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10693