Padtec vai fornecer DWDM para novas infovias do Norte Conectado

Empresa brasileira foi escolhida para iluminar as Infovias 02, 03 e 04, que ligarão cidades de quatro estados da região Norte, através dos leitos dos rios da Bacia Amazônica.

Padtec

A Padtec será a fornecedora da solução DWDM para as redes subfluviais, construídas nos leitos dos principais rios da Bacia Amazônica, das próximas três fases do programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações (MCom) – as Infovias 02, 03 e 04.

A empresa brasileira venceu a concorrência conduzida pela Entidade Administradora de Faixa (EAF) – entidade não-governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel, responsável pela implementação de seis infovias – que escolheu os fornecedores para os novos trechos da rede subfluvial de alta capacidade que está sendo construída na região Norte do país.

Operado por um consórcio de empresas de telecomunicações, o programa Norte Conectado tem como objetivo ampliar o acesso a serviços de banda larga na região amazônica, promovendo a inclusão digital da população. Para isso, está prevista a implantação de um total de 12 mil quilômetros de oito infovias pelos rios da Amazônia, interligando mais de 50 cidades dos estados da região, para atender mais de 7 milhões de habitantes. Duas delas já foram implementadas: as Infovias 00 e 01.

“As três novas infovias somarão mais de 2 mil quilômetros de extensão e irão interligar municípios dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Roraima”, afirma Leandro Guerra, CEO da EAF.

A primeira a ser construída será a Infovia 04, que ligará a comunidade Vila de Moura, no munícipio de Barcelos (AM), à capital Boa Vista, em Roraima, através dos leitos dos rios Negro e Branco. A Infovia 02 será a mais extensa das três, com mais de 1.200 quilômetros atravessando o leito do Rio Solimões, interligando as cidades de Tefé e Atalaia do Norte, no Amazonas, e passando por municípios como Tabatinga, no interior do estado. Já a Infovia 03 ligará as capitais Macapá (AP) e Belém (PA), passando por municípios do Pará.

Desenvolvidas e fabricadas no Brasil, as soluções DWDM fornecidas pela Padtec para o programa Norte Conectado disponibilizam taxas de transmissão de múltiplos canais de 100, 200 e 400 Gbps, garantindo uma rede de comunicação de alta capacidade para toda a região.

Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec, lembra que a empresa tem sido a fornecedora dos produtos DWDM para a iniciativa do governo federal desde sua primeira fase, em 2014, com as redes construídas pelo Exército Brasileiro no Programa Amazônia Conectada (PAC) e, posteriormente, para as Infovias 00 e 01.

“Estamos satisfeitos por contribuir, mais uma vez, para o avanço da conectividade na região Norte, com equipamentos DWDM de última geração. Afinal, entre outros benefícios, a conectividade traz o desenvolvimento regional, ao permitir a integração efetiva entre as diversas regiões do país e o mundo”, afirma o executivo.

A Padtec também será o braço de serviços no projeto, responsável pela instalação, caracterização e comissionamento da rede óptica DWDM.

“Com a oferta de uma solução completa de serviços, que envolve desde o planejamento do sistema até a instalação, operação e manutenção das redes, agregamos valor à nossa entrega e proporcionamos mais segurança e conforto aos nossos clientes”, ressalta Argemiro Sousa. Atualmente, para dar suporte em campo a seus clientes, a Padtec conta com 40 pontos de presença distribuídos pelo Brasil, Argentina e Colômbia.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10506