Hispamar mira o segmento de serviços gerenciados
A Hispamar, conhecida operadora de satélites do grupo Hispasat, entrou no segmento de serviços gerenciados baseados na unidade de negócio Hispasat Wave. A novidade foi apresentada pelo gerente de vendas da companhia no Brasil, Renato Vianna, durante o INOVAtic Pará – que aconteceu hoje, 14, e prossegue amanhã em Belém.
Segundo explicou o executivo, a unidade é voltada para o fornecimento de “serviços gerenciados por atacado voltados para prestadores de serviços, operadoras de telecomunicações, governos e empresas audiovisuais”.
Com rede terrestre e satelital, o modelo de negócio da Wave já vem sendo posto em prática em casos envolvendo telemedicina e educação.
No primeiro caso, a companhia fez uma doação ao Governo do Equador de um serviço de telemedicina na província de Pastaza no centro de saúde Pitirishka ligado aos médicos especialistas do Hospital Geral de Puyo. A proposta é levar telemedicina a áreas remotas, instalando um site especializado em um hospital central. Então são implantados sites remotos, em locais onde não há atendimento de saúde com especialistas, permitindo o diagnóstico a distância.
A solução de telemedicina pode incluir como opção um prestador de serviços de saúde, que oferecerá serviço de assistência médica para cobrir todas as necessidades de saúde da população local. A mesmo tempo, pode ser montado um hotspot de WiFi comunitário no local.
No caso de sistemas para digitalização de escolas, a Hispasat faz o projeto caso a caso, de acordo com as necessidade de inclusão digital da comunidade local beneficiada. Conecta um teleporto a uma escola em ponto remoto, fornece também laptops, tablets, armário de carregamento, tela interativa, software de gestão. Assim como nos postos de saúde, a escola pode receber um hotspot WiFi comunitário. A empresa faz a adaptação das salas de aula, demonstrações às comunidades rurais, forma professores. Tudo com energia solar instalada no local. Equador e Panamá estão utilizando tais serviços.
Para operadoras, a empresa apresentou o já conhecido backhaul satelital para redes celulares chegarem a áreas onde a fibra não alcança. Atualmente, o Brasil tem mais de 300 estações de celular conectadas por backhaul satelital. O cliente local é a Vivo, contou o executivo.
Outro serviço pensado pela Hispasat para ir além da conectividade via satélite e do tradicional broadcast de canais de TV é um empacotamento de conteúdo por streaming, chamado Wave OTT Plus. Para provedores, a proposta é entregar uma solução que reúne o aplicativo white label, gestão de direitos, CDN, canais lineares e conteúdo sob demanda, explicou Vianna.