Governo libera importação de WiFi6 sem imposto
A Câmara de Comércio Exterior (Cacex) do governo zerou, até 31 de dezembro de 2025, o imposto de importação de 628 máquinas e equipamentos, sendo 64 de informática e telecomunicações. Roteadores para WiFi 6 estão na lista, que foi publicada nesta quinta-feira, 11.
Terminais sobre linhas de fibras ópticas XGS-PON, com velocidade de transmissão de 10Gbit/s simétrica, padrão ITU-T G.9807.1, equipados com 4 portas elétricas com velocidade mínima de 1Gbit/s e uma porta elétrica de 10Gbit/s também tiveram a importação zeradaação. Assim como módulos eletrônicos intercambiáveis para converter sinais elétricos em ópticos e vice-versa, está na lista divulgada pela Cacex.
Equipamentos multidisciplinares voltados ao estabelecimento de soluções de conectividade WAN entre localidades sendo uma plataforma aberta para multi-fabricantes utilizando “software” diretamente instalado ou em modo virtualizado também faz parte da lista.
Segundo a Camex, cerca de 80% dos bens não são produzidos no Brasil e a redução tarifária possibilita que empresas importem bens avaliados em mais de US$ 800 milhões. A alíquota média desses equioamentos é se 11%.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDic) o objetivo da medida é fomentar investimentos produtivos no país.
A maioria dos produtos é proveniente dos Estados Unidos, da China, da Alemanha e da Itália.
Veja aqui a relação completa.(Com Agência Brasil)