G+D contrata a Surf para lançar serviços de conectividade IoT no Brasil

Gigante alemã G+D entra no mercado IoT brasileiro em 2024, a partir de MVNO credenciada da Surf Telecom, que por sua vez, expande atuação junto a clientes internacionais

(Foto: Freepik)

O grupo multinacional alemão Giesecke+Devrient (G+D) vai entrar no mercado de MVNO brasileiro, de olho no segmento IoT. A estratégia da empresa prevê utilizar uma habilitadora, que no caso será a Surf Telecom.

O plano da multinacional consiste em oferecer a seus clientes globais com presença no Brasil soluções de conectividade para objetos conectados. Mas não só. Também prevê competição no mercado interno por grandes empresas que precisam de soluções IoT em diferentes segmentos, como automotivo, financeiro e de saúde.

Surf e G+D protocolaram o pedido para a parceria nesta semana na Anatel. A expectativa é que a operação, uma vez autorizada pelo regulador, seja lançada oficialmente no primeiro trimestre.

O contrato é o segundo da Surf com a finalidade de ampliar a cobertura global de uma empresa estrangeira. Já tinha acordo com a britânica ESEYE. Segundo apurou o Tele.Síntese, há ainda duas negociações em andamento com grupos de fora para desembarque no Brasil como operadoras móveis virtuais.

Com isso, a empresa brasileira aumenta a aposta em novos negócios internacionais, surfando característica específica da regulação local, em que apenas grupos registrados na Anatel podem vender e revender serviços de telecomunicações.

Outra questão local é a proibição ao roaming permanente, o que obriga dispositivos com conectividade estrangeiros a contratarem uma forma de acesso às redes nacionais. A chegada por meio de MVNA (agregadora de MVNOs) acelera a entrada no segmento e reduz custos que poderiam ocorrer com aportes jurídicos, regulatórios, em infraestrutura e espectro.

A G+D pode não ser conhecida do grande público, por ser focada no mundo em clientes corporativos. Mas é grande fornecedora global de SIM Cards para operadoras móveis, inclusive do Brasil. Atua ainda em segmentos de TI, segurança, e até na produção de moeda na Europa. Como MVNO credenciada da Surf, terá cobertura nacional, utilizando a rede da operadora em São Paulo e da TIM em todo o país.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4245