Fundo de pensão do Canadá aportará até R$ 2,5 bilhões na V.tal

A entrada do fundo canadense reduz a participação da Oi na V.tal de 42,1% para 34,12%. Com isso, os fundos do BTG passam a ter 65,88% do capital social da operadora neutra.

Crédito: Freepik

Um fundo de pensão do Canadá (Canada Pension Plan Investment Board – CPPIB) decidiu aportar até R$ 2,5 bilhões na V.tal, informado pelas empresas hoje, 25, à CVM. O investimento será realizado por intermédio do BTG, controlador da operadora de rede neutra, através da aquisição de cotas do BTG Pactual Infraco Master Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (“FIP Master”) .

A entrada do fundo canadense reduz a participação da Oi na V.tal de 42,1% para 34,12%. Com isso, os fundos do BTG passam a ter 65,88% do capital social da operadora neutra. A participação do BTG ainda pode crescer até julho, a depender dos resultados da V.tal, o que pode resultar em transferência de mais 3,73% ao banco.

Para integralizar o investimento feito pelo fundo do Canadá, o BTG promoverá um aumento de capital da V.tal. O fundo canadense terá direito a indicar um executivo ao Conselho de Administração da empresa de infraestrutura.

Apesar do contrato assinado, o dinheiro ainda não entrou no caixa. “O efetivo Aumento de Capital está condicionado à verificação de determinadas condições precedentes costumeiras para esse tipo de operação”, diz José Miguel Vilela Junior, Diretor de Relações com Investidores da V.tal.

Segundo a V.tal, os recursos do aumento de capital serão utilizados para a implantação em novos domicílios de internet de fibra óptica, aquisições selecionadas, além do desenvolvimento de novas linhas de negócio relacionadas principalmente à infraestrutura digital.

A V.tal possui atualmente 18 milhões de homes passes (casas aptas a assinar serviços em fibra óptica) em todo o pais. A meta é terminar o ano com 20 milhões. Somando backbone e backhaul, a empresa tem redes com fibras que somam mais de 400 mil km de extensão.

A Oi é a cliente âncora da empresa no uso da rede FTTH. Hoje, a V.tal anunciou acordo também com a TIM para projeto semelhante.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4234