TIM anuncia parceria estratégica nacional com V.tal

Estratégia da operadora é utilizar a rede neutra de fibra óptica da V.tal para crescer no mercado de ultra banda larga fixa e viabilizar o 5G em diversas cidades do país

A TIM fechou um acordo de uso de rede neutra com a V.tal. Pelo contrato, a TIM terá à disposição os mais de 18 milhões de casas passadas (ou “home passed”) com fibra óptica da V.tal para revender planos da TIM Live pelo país, com foco em ofertas com velocidades de 1Gbps.

A parceria contempla também o uso da infraestrutura de rede da V.tal para conectar inicialmente 2.500 sites de 5G da TIM em diversas cidades.

Hoje, a TIM Live está presente em 31 cidades e 7 regiões administrativas do Distrito Federal, com cerca de 700 mil clientes, utilisando rede da I-Systems, rival da V.tal e da qual tem fatia.

Com a parceria, a TIM ampliará a presença para mais de 100 cidades.

O movimento faz parte de uma estratégia de uso de redes neutras, cujo objetivo é acelerar a expansão e a possibilidade de democratizar a oferta de banda larga fixa a muito mais clientes, além de aumentar a cobertura móvel 5G pelo país.

“Ao optar pelo modelo de negócio de rede neutra em parceria com a V.tal, conseguimos expandir rapidamente para novos mercados e melhorar nosso retorno sobre o capital, o que contribui para a estratégia da TIM de crescimento rentável”, anuncia o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli.

“A parceria com a TIM, sendo uma das maiores operadoras do país, é muito estratégica para a V.tal pois solidifica a nossa atuação como a maior empresa de rede neutra no mercado”, afirma Amos Genish, CEO e Presidente do Conselho de Administração da V.tal.

A V.tal possui 18 milhões de casas passadas disponíveis para o provimento de FTTH (Fiber To The Home), 430 mil quilômetros de fibra óptica terrestre, conectando mais de 2.380 municípios no Brasil, e 26 mil quilômetros de cabos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos, além de edge data centers distribuídos entre Brasil e Colômbia. A empresa é controlada pelos fundos de investimentos do BTG Pactual, que arremataram o controle da Oi.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10563