Fim da desoneração da folha pode ser devastadora para as TICs

Segundo a Brasscom, se esse instrumento tributário não for mantido, mais de 80 mil empregos de TI deixarão de existir em quatro anos.
Foto de: OpenClipart-Vectos por Pixabay

A Brasscom divulgou hoje, 10, estudo sobre as duas propostas de reforma tributária que tramitam no Congresso Nacional: a PEC nº45/2019, de autoria da Câmara dos Deputados e da Emenda nº 44, do Senado Federal

As duas propostas acabar com cinco impostos e substituí-los por um, batizado de IBS. Segundo a Brasscom, que apoia as duas propostas com algumas mudanças, esse novo imposto poderá reduzir os preços dos serviços de telecomunicações.

Mas para a entidade, o mais dramático para o setor será a não continuidade da Desoneração da Folha de Pagamento, medida que está prevista para acabar em 2021.

“O setor de software e serviços de TIC, que tem oportunidade de gerar 299 mil empregos altamente qualificados nos próximos 5 anos, sofrerá impacto devastador com o fim da Desoneração da Folha”, alerta e entidade.  que será extinta em primeiro de janeiro de 2021.

Conforme o estudo, sem esse mecanismo de desoneração, em quatro anos seriam cortados mais de 80 mil empregos qualificados no país.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10695