Ferramenta aponta Vivo como banda larga fixa mais veloz no Brasil

Além do desempenho nacional, ranking do Melhor Escolha também indicou provedores regionais com velocidade mais elevada na banda larga fixa

O site Melhor Escolha elaborou um ranking dos principais serviços de banda larga fixa no país. O levantamento reuniu dados obtidos de testes de velocidade de internet fixa realizados pela plataforma de medições de desempenho de conexão entre janeiro e dezembro de 2023.

No ranking, a Vivo é apontada em primeiro lugar como a operadora com a internet mais rápida do Brasil, com média de 136 Mbps, enquanto a média nacional de velocidade é de 107 Mbps. É a segunda vez que a operadora lidera a lista. A Oi Fibra, com velocidade média de 128 Mbps, ficou em segundo lugar, na frente da TIM Ultrafibra, que marca a velocidade média de 119 Mbps. A Claro ficou em quarto, com uma média de 104 Mbps de velocidade.

Internet mais rápida no Brasil

Curitiba, com 135 Mbps de velocidade, Belo Horizonte e Brasília, com 128 Mbps cada, registraram velocidades de internet acima da média nacional. Já a melhor velocidade de internet ficou com o Distrito Federal, com média de 127 Mbps e Paraná, com 116 Mbps.

Desempenho

O desempenho varia de uma cidade para outra e entre as operadoras. Claro, com melhor resultado em Brasília, lidera a categoria de principais operadoras e cidades do Brasil. A Vivo, em segundo lugar, opera melhor em São Paulo; a Oi, na terceira posição, se apresenta melhor em Brasília e a TIM, em último lugar, tem destaque na operação em Brasília.

Melhor internet fixa em estados

Acre: Oi, com média de 100 Mbps
Alagoas: Brisanet, com média de 101 Mbps
Amazonas: TIM, com média de 93 Mbps
Amapá: Oi, com média de 89 Mbps
Bahia: Oi, com média de 113 Mbps
Ceará: Oi, com média de 109 Mbps
Distrito Federal: Claro, com média de 157 Mbps
Espírito Santo: Giga+ Fibra, com média de 131 Mbps
Goiás: TIM, com média de 147 Mbps
Maranhão: Oi, com média de 98 Mbps
Minas Gerais: Algar, com média de 136 Mbps
Mato Grosso do Sul: Ligue, com média de 155 Mbps
Mato Grosso: Titânia Telecom, com média de 175 Mbps
Pará: Claro, com média de 102 Mbps
Paraíba: Brisanet, com média de 101 Mbps
Pernambuco: DTEL, com média de 120 Mbps
Piauí: G3 Telecom, com média de 114 Mbps
Paraná: com média de 171 Mbps
Rio de Janeiro: Oi, com média de 134 Mbps
Rio Grande do Norte: Oi, com média de 105 Mbps
Rondônia: Ollá Telecom, com média de 148 Mbps
Roraima: Oi, com média de  83 Mbps
Rio Grande do Sul: Oi, com média de 128 Mbps
Santa Catarina: Oi, com média de 138 Mbps
Sergipe: Brisanet, com média de 109 Mbps
São Paulo: Desktop, com média de 152 Mbps
Tocantins: Oi, com média de 127 Mbps

Para a elaboração do ranking nacional, a Melhor Escolha analisou dados de coleta de medições para operadoras.  Para serem elegíveis, deveriam estar presentes nas cinco regiões do Brasil e ter pelo menos 1,5% de participação de mercado e na amostragem da região avaliada e os dados oficiais de acessos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para os provedores, foi computado aqueles com presença significativa no país e nos estados. Para os estados, as métricas consideram dados regionalizados.

Avatar photo

Mariana Azevedo

Artigos: 6