Fazenda Água Santa contrata a TIM para projeto 4G

Fazenda Água Santa passa a ter 4G da TIM em unidades localizadas em Minas Gerais e Bahia, que somam 66 mil hectares

A Fazenda Água Santa, um dos principais produtores de batatas no país, cobriu seus hectares com a conectividade da TIM em Minas Gerais e Bahia. O 4G da operadora atenderá às unidades e fazendas localizadas em Perdizes e Sacramento (MG) e Jaborandi (BA). Este é o primeiro contrato de cobertura da TIM com uma empresa do segmento de batatas.

O 4G será utilizado na fazenda para integrar ferramentas de rastreabilidade de matéria-prima. A produtora espera aumenta a segurança do transporte. A área de cobertura nas três propriedades tem 66 mil hectares, abarca cerca de 109 propriedades rurais e população de 5 mil pessoas no entorno das unidades.

Para Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, o contrato demonstra que o projeto rural da operadora atende requisitos de diferentes culturas agrícolas.

Germano Rodrigues Ferreira, Gestor de TI no Grupo Água Santa, diz que a iniciativa ajudará a mensurar o desempenho das unidades produtivas. “Essa parceria com a TIM visa abranger a cobertura de áreas das quais não temos nenhum tipo de conectividade para que possamos acompanhar o desempenho de nossas operações, dessa forma obtemos informações úteis em tempo real agilizando as tomadas de decisões”, diz.

Ele explica também que o 4G permitirá finalmente utilizar recursos de conectividade em equipamentos que operavam sem aproveitar este potencial, embora fossem habilitados.

A partir de agora, afirma, os equipamentos podem emitir um alerta para a central de operações da empresa, a qual decisões são tomadas e uma correção instantânea realizada, enviando comandos para o operador. “Para além da propriedade, todos aqueles que estão no entorno também recebem o sinal 4G da operadora e isso tem um impacto direto na vida de pequenos produtores que sequer possuem o sinal de telefone disponível em sua sede”, diz. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10924