Embratel vai fornecer solução de eficiência energética ao Banco do Brasil
A Embratel anuncia o fornecimento de serviços técnicos de gestão e diagnósticos de energia elétrica para o Banco do Brasil. O contrato, firmado após pregão eletrônico, determina a prestação do serviço para 1.160 unidades em todas as regiões do país, entre agências e prédios comerciais da estatal.
A operadora venceu o pregão pelo preço, capacidades técnicas, como a capilaridade de sua rede, qualidade de sinal 3G e 4G, além conhecimento dos ambientes do Banco do Brasil, adquiridos ao longo de anos de parceria no fornecimento de outros serviços como telefonia e a gestão de redes.
O sistema de Eficiência Energética Embratel reúne uso de gerenciadores energéticos e o trabalho de uma consultoria profissional especializada. Medidores de energia são instalados no quadro de eletricidade da empresa. Os equipamentos analisam os diferentes circuitos elétricos, como sistema de refrigeração, iluminação e equipamentos de TI. Esses medidores se comunicam, via rede móvel (3G ou 4G), com uma plataforma em nuvem da Embratel, por meio da qual os gestores têm acesso aos dados sobre consumo de energia das suas empresas.
A solução permite a identificação de padrões de consumo irregulares e de prováveis falhas em equipamentos, que podem estar impactando o correto uso de energia elétrica. Agregado ao processo de monitoramento, a oferta possibilita a automação de comandos, possibilitando o controle e o desligamento de circuitos elétricos em determinados horários.
Com base nas informações sobre o consumo energético do banco, a equipe de consultoria da Embratel sugere melhorias, tais como programar o desligamento de determinados equipamentos fora do horário de uso, como iluminação e recursos de TI; orientar os colaboradores sobre boas práticas para economia de energia e até auxiliar na elaboração de um manual de consumo, buscando garantir o uso eficiente. Por meio de um controle de acesso seguro, as companhias acessam os relatórios com o detalhamento do consumo de cada circuito elétrico.
No Banco do Brasil, medidores serão instalados em unidades consumidoras de baixa e média tensão. Esses medidores estão aptos para receber conectividade por meio de modem 3G e 4G para acesso à plataforma de gestão. O banco receberá, ainda, um aplicativo para acompanhamento do sistema. (Com assessoria de imprensa)