Dona da Claro, América Móvil amplia participação na Telekom Austria

Companhia passa a deter 58% das ações da operadora austríaca, que também atua em países do Leste Europeu; segregação da unidade responsável pela infraestrutura móvel foi concluída
Dona da Claro, América Móvil aumenta participação na Telekom Austria
América Móvil, controladora da Claro, amplia fatia que detém na Telekom Austria (crédito: Divulgação/Telekom Austria)

A América Móvil (AMX), cujas operações no Brasil são realizadas sob a marca Claro, anunciou, por meio de comunicado divulgado ao mercado, que ampliou a sua participação na Telekom Austria, a maior empresa de telecomunicações em operação no país europeu. Com isso, a AMX passa a deter 58% das ações em circulação da tele austríaca.

Em julho, a controladora da Claro, a qual pertence ao bilionário mexicano Carlos Slim, tinha feito um movimento semelhante, aumentando a participação na subsidiária europeia para 56,55%. Na ocasião, a companhia adquiriu 5,55% dos papéis com direito a voto.

Anteriormente, a AMX teve uma participação ainda maior na operadora austríaca, chegando a deter 59,7% das ações em 2026. No entanto, vendeu parte das ações até o patamar de 51% para fazer caixa.

Operação europeia

No balanço do terceiro trimestre, a AMX informou que concluiu, no dia 22 de setembro, a cisão da EuroTelesSites AG. Ao segregá-la da Telekom Austria, a empresa ficou responsável pelas torres de telefonia e banda larga móvel na Europa. As ações foram listadas na bolsa de valores de Viena.

Os acionistas receberam uma ação da EuroTeleSites para cada quatro ações que detinham da Telekom Austria. A operadora transferiu 13 mil torres instaladas em seis países para a nova empresa.

Além da Áustria, o maior mercado da AMX no continente europeu, a companhia mantém operações em Belarus, Bulgária, Croácia, Macedônia do Norte, Sérvia e Eslovênia.

Vale destacar que é por meio da Telekom Austria que a América Móvil busca crescer na Europa. Conforme os números do terceiro trimestre, a operadora conta com 25,1 milhões de assinantes do serviço móvel no continente, dos quais 9,9 milhões estão na Áustria (incluindo telefonia e serviços como IoT, nuvem e segurança cibernética). No caso dos serviços fixos (banda larga, telefone e TV paga), a base europeia totaliza 6,2 milhões de usuários, sendo 2,8 milhões no território austríaco.

A companhia ainda detém uma participação de 15,4% na operadora holandesa KPN.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 886