Conheça as novas áreas locais de telefonia fixa

Chamadas via telefone fixo para cidades que fazem parte da mesma área local não precisam de DDD e são cobradas pela tarifa local, mais barata do que a de longa distância
Novas áreas locais para ligações via telefone fixo já estão valendo
Novas áreas locais para ligações via telefone fixo já estão em vigor; concessionárias têm prazo de 180 dias para adequação (crédito: Freepik)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, nesta quinta-feira, 1º, que já estão em vigor as novas áreas locais do serviço de telefonia fixa. Na prática, as alterações, implementadas pela Resolução 755/2022, reduzem a tarifa de chamadas via telefone fixo em mais de 490 cidades.

Desse modo, as ligações telefônicas realizadas entre os municípios considerados de uma mesma área passam a ter tarifa local, substituindo a cobrança de longa distância. Assim, os valores cobrados pelos serviços diminuem, sobretudo para os consumidores que utilizam planos de tarifa por chamada.

A Anatel também informou que os usuários não precisarão mais usar o código nacional (CN ou DDD) nas chamadas para os municípios que façam parte da mesma área local.

Vale destacar que, no caso das ligações para cidades de áreas distintas, nada muda, isto é, as chamadas devem ser feitas utilizando o código de área.

Conforme a Resolução 755/2022, as concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) têm 180 dias para realizar a adequação de suas redes, além de orientar e comunicar os usuários sobre a revisão de áreas locais. No site da Anatel, é possível fazer a consulta dessas áreas.

O órgão regulador listou, como exemplo, algumas áreas locais (AL) que foram ampliadas. Confira.

  • AL Belo Horizonte/MG – terá 47 municípios (incorporou 13 municípios)
  • AL Caratinga/MG – terá 17 municípios (incorporou 16 municípios)
  • AL São José do Rio Preto/SP – terá 35 municípios (incorporou 34 municípios)
  • AL Ribeirão Preto/SP – terá 31 municípios (incorporou 29 municípios)
  • AL Piracicaba/SP – terá 24 municípios (incorporou 23 municípios)
  • AL Imperatriz/MA – terá 22 municípios (incorporou 14 municípios)
  • AL Sobral/CE – terá 18 municípios (incorporou 17 municípios)
  • AL Goianésia/GO – terá 17 municípios (incorporou 16 municípios)
  • AL Feira de Santana/BA – terá 16 municípios (incorporou 10 municípios)
  • AL Cuiabá/MT – terá 11 municípios (incorporou 7 municípios)

(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589