Confiança do consumidor sobe em junho

Apesar do indicador geral apresentar alta de 3,5 pontos, a avaliação pelos consumidores de baixa renda continua piorando, segundo pesquisa da FGV-Ibre.
Confiança do consumidor sobe 3,5 pontos em junho - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

A confiança do consumidor brasileiro aumentou 3,5 pontos no mês de junho e foi a 79,0, apresentando o melhor resultado desde agosto do ano passado, a 81,8, com melhora da percepção sobre o momento atual e perspectivas de futuro, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre) divulgados nesta sexta-feira, 24.

“Mesmo considerando o pacote de incentivos financeiros, a avaliação da confiança do consumidor sobre a situação no momento pelos consumidores com baixa renda continua piorando enquanto suas perspectivas sobre os próximos meses continuam bastante voláteis, revelando elevada incerteza”, disse Viviane Seda Bittencourt, a coordenadora das sondagens do FGV-Ibre, em comunicado.

Já a confiança dos consumidores com renda mais alta, segundo ela, percebem melhora da situação financeira e, pelo segundo mês, elevam suas intenções de compras, possivelmente efeito do estímulo dado pelo governo.

“Essas diferenças entre faixas são corroboradas também pelas perspectivas sobre emprego. Para as faixas mais baixas de renda, o indicador se encontra abaixo do nível neutro e para as faixas mais altas supera os 100 pontos, ressaltando a dificuldade que a classe mais baixa vem enfrentando. O cenário dos próximos meses se torna difícil de se prever, considerando que a proximidade das eleições deve continuar acentuando tais diferenças”, disse.

De acordo com o Ibre, em junho, a alta do ICC foi influenciada tanto pela melhora da situação atual como das expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) melhorou 1,3 ponto para 70,4 pontos, melhor resultado desde julho de 2021 (70,9 pontos). O Índice de Expectativas (IE) avançou 4,9 pontos, para 85,9 pontos, compensando a queda do mês anterior.

Também houve melhora da satisfação dos consumidores sobre o momento atual. O indicador que mede a percepção dos consumidores sobre a situação econômica variou 0,5 ponto para 76,7. Apesar acréscimo ligeiro, é o melhor resultado desde agosto de 2021 (77,2 pontos).

(Com assessoria)

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Redação DMI

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