Conexão de IoT entre a casa e a banda larga

EASY4Home é a solução da Ligga Telecom que democratiza e facilita a automação residencial com baixo custo, instalação simples
Camila Brasil – Diretora do Centro de Economia e Administração da PUC CAMPINAS, Hellen Borges e Yasmin Bonilha, da equipe de inovação - Ligga Telecom/Crédito: Tele.Síntese
A Ligga Telecom levou um troféu pela inovação no uso do IoT em casa conectada

EASY4HOME

2º Lugar

Categoria Operadoras Regionais

Empresa: Ligga Telecom

 

[O Tele.Síntese publica ao longo das próximas semanas as reportagens publicadas no Anuário Tele.Síntese de Inovação 2022, editado no final do ano passado e que pode ser baixado na íntegra e gratuitamente aqui]

A casa inteligente, que usa IoT no dia a dia, atrai cada vez mais o interesse dos consumidores, mas muitos acabam desistindo de implementar um projeto ao se deparar com os custos das soluções e a complexidade de instalação. A fim de mudar esse cenário e criar uma unidade de negócios, a operadora regional Ligga Telecom lançou o Easy4Home, e-commerce que democratiza e facilita a automação residencial com baixo custo, instalação simples, preparando as residências para o uso de equipamentos como: Alexa, Echo e Siri.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a WDC, empresa brasileira com filiais na Colômbia, Panamá e Estados Unidos.

A Ligga Telecom é resultado da fusão da Copel Telecom e Sercomtel com a Horizons e a Nova Fibra, e hoje é a maior provedora de tecnologia do Paraná. Privatizada em 2020, a Copel Telecom adquiriu frequências de 5G para as regiões Sul, Sudeste e Norte. O plano de investimentos do grupo para os próximos anos é da ordem de R$ 2 bilhões.

“Estamos presentes nas casas dos clientes com serviços de banda larga, telefonia fixa e telefonia móvel. De olho nas necessidades que os clientes apontam, vimos a oportunidade de levar o serviço Easy4Home – com fechaduras e lâmpadas eletrônicas, e  vários dispositivos – para  tornar  a casa do cliente inteligente rodando sobre nossa internet banda larga de fibra”, diz José Ricardo Garcia, head de Inovação da Ligga Telecom.

A empresa criou uma área de inovação e, no início do ano, implementou o programa Plug-in de inovação aberta, que, desde março, vem selecionando startups para os segmentos de indústria 4.0, agronegócio, logística e cidades inteligentes. Entre 200 startups, sete foram selecionadas para receberem investimentos e trazerem soluções para o portfólio da Ligga Telecom.

No caso da Casa Conectada, a solução cria um ecossistema integrado e controlado de iluminação, eletrodomésticos e outros produtos eletrônicos, com gerenciamento residencial por aplicativo ou comando de voz.

O e-commerce é integrado à página oficial da Ligga Telecom (www.liggavoce.com.br), que oferece para seus assinantes produtos IoT com desconto de 20%, fáceis de instalar e intuitivos, sem a necessidade de um técnico especializado, trazendo praticidade na linha do “faça você mesmo”.

“Esse é um dos principais ganhos para o cliente devido aos custos altos de instalação das soluções de mercado. Hoje já temos um número de usuários equivalente a 1% da base da Ligga Telecom. Nossa meta é chegar a 7% das casas em que temos banda larga”, diz Garcia.  (Carmen Nery)

Avatar photo

Colaborador

Artigos: 360