Claro, TIM e Vivo travam disputa intensa no desempenho do 5G

Relatório da OpenSignal aponta mudanças em rankings de qualidade do 5G no Brasil, com Vivo assumindo posto de maior velocidade, Claro liderando em experiência com jogos e aplicativos, e TIM em cobertura.

(Crédito: Freepik)

Claro, TIM e Vivo, as três únicas operadoras nacionais de telefonia celular têm travado batalhas intensas para garantir que a experiência de uso de suas redes 5G supere a das rivais e garanta a fidelidade do consumidor. É o que aponta relatório recente da consultoria Opensignal, que mede a evolução da qualidade das redes.

Pela análise mais recente da consultoria, relativa aos meses de setembro a novembro, cada empresas se destacou em ao menos duas categorias (chamadas “prêmios” pela consultoria) de medição com relação às rivais.

A Vivo, aponta a OpenSignal, foi quem mais cresceu em velocidade no 5G. Registrou média de 390,9 Mbps de velocidade de navegação, 10x acima dos registros de períodos anteriores. Com isso, passou Claro (277,2 Mbps) e TIM (337,7 Mbps). Todas as medições são do 5G SA, ativado nas capitais brasileiras ao longo da segunda metade de 2022.

Com isso, a Vivo registra a melhor experiência em vídeo, melhor velocidade de download no 5G e melhor de upload também no 5G.

A TIM, por sua vez, tem a melhor cobertura e maior disponibilidade de rede 5G. O relatório indica que o cliente da empresa fica mais tempo conectado a redes de quinta geração do que o das rivais, e isso tem relação com a existência do sinal em mais áreas.

A Claro, por sua vez, se destaca na estabilidade e latência da conexão para quem gosta de jogar e usa muito aplicativos de voz em 5G. A OpenSignal pondera, no entanto, que no ranking de julho, a Claro dominava todas as métricas de 5G.

“Embora a operadora tenha perdido a maior parte dos prêmios para a TIM ou para a Vivo, a Claro se mantém como única vencedora das duas categorias: experiência com jogos em 5G e experiência com aplicativos de voz em 5G”, diz a consultoria no relatório.

Para cata categoria analisada, a OpenSignal define parâmetros de qualidade aos quais atribui pontos. Dessa forma, diz, consegue medir qual empresa tem melhor experiência com vídeo, com jogos, com aplicativos de voz, além de disponibilidade, alcance e velocidades de download/upload.

O relatório completo 5G está aqui.

Demais tecnologias

As redes 5G, no entanto, ainda ocupam uma área pequena de cobertura em relação às demais tecnologias no país, que chegam a todos os municípios. Por isso a OpenSignal tem um relatório também para medir o desempenho das teles considerando todas as gerações móveis, do 2G ao 5G.

Também para o período de 1º de setembro a 29 de novembro, a consultoria conclui que: a Claro entrega a rede móvel mais veloz em média. A companhia é a que tem a maior fatia de espectro delegada ao 4G, 3G e 2G. Na média, registra velocidade de download de 21,5 Mbps, contra 18,5 da TIM e 18,8 da Vivo.

Como no 5G, a TIM tem maior disponibilidade de rede móvel geral. E melhorou a experiência com jogos, empatando com a Claro. Ambas as empresas disputam a experiência do consumidor nas gerações anteriores, enquanto a Vivo, diz a OpenSignal, não vence em nenhuma categoria – embora não esteja distante das demais nas pontuações.

O relatório completo considerando todas as tecnologias está aqui.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4230