140 milhões de brasileiros terão acesso ao 5G neste semestre, afirma Anatel

Conforme Moisés Moreira, 1.610 municípios terão a rede 5G até 30 de junho deste ano.
140 milhões de brasileiros com 5g este semestre. Foto: divulgação
Até 30 de junho 1.610 municípios terão cobertura do 5G, informa Moreira

A implantação da tecnologia móvel 5G avança a velocidade de quinta geração no país e em breve alcançará 140 milhões de potenciais usuários. Em reunião hoje, 24, na Anatel do Gaispi – grupo da Anatel que supervisiona a limpeza do espectro de 3,5 GHz para a chegada do 5G – decidiu-se pela ampliação para mais 78 cidades que receberão o 5G para além do que especificava o edital, porque a limpeza da frequência de 3,5 GHz está bem encaminhada.

Segundo o coordenador do grupo, e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, com as medidas tomadas até agora, constata-se que até o dia 30 de junho 1.610 municípios brasileiros estarão com o 5G disponível.

[quote cite=’Moisés Moreira, conselheiro da Anatel’]” Estarão liberadas 20% das cidades brasileiras, que congregam 66% da população. Serão 140 milhões de brasileiros com acesso ao 5G”[/quote]

Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Além da limpeza da faixa que antes era ocupada pelos canais de TV aberta e a distribuição de Kits de recepção dos canais de TV que tiveram que ser transferidos para outro pedaço do espectro radioelétrico para a população de baixa renda, Moreira informou que as demais obrigações do leilão também estão com o cronograma em dia.

A distribuição dos kits de acesso aos novos sinais de TV continua bem abaixo das projeções iniciais, em uma demonstração inequívoca de que o número de TVs abertas que se utilizam de antenas parabólicas no país era super estimado pelo segmento de radiodifusão. Conforme o balanço divulgado pelo Ministério das Comunicações na semana passada, cerca de 25 mil famílias receberam o kit de TVRO destinado a usuários de parabólica, para limpeza da faixa de 3,5 GHz para o 5G. Esse número de beneficiados representa 1,8% do que estava previsto inicialmente, de 1,3 milhão de domicílios.

Rede Privativa

No caso da construção da rede privativa, a empresa Siga Antenado (empresa constituída pelas operadoras de celular que compraram as frequências do leilão do 5G), responsável para colocar em pé todas as obrigações da licitação, já lançou para o mercado alguns pedidos de compra (RFP – ou ” request for proposal”) e aguarda agora orientação do novo governo sobre como deverá ser o formato da rede móvel do Distrito Federal e quais os órgãos da administração pública que integrarão essa rede segura, a ser operada pela Telebras, conforme o decreto do governo anterior publicado no final do ano passado.

Confira abaixo as cidades cuja ativação do 5G foi liberada a partir de hoje:

Estado de São Paulo

Alumínio

Araçoiaba Da Serra

Arujá

Barueri

Caieiras

Cajamar

Carapicuíba

Cotia

Cravinhos

Embu Das Artes

Embu-Guaçu

Ferraz De Vasconcelos

Francisco Morato

Franco Da Rocha

Guararema

Hortolândia

Indaiatuba

Itapecerica Da Serra

Itapevi

Itaquaquecetuba

Itu

Itupeva

Jacareí

Jaguariúna

Jambeiro

Jandira

Mairinque

Mairiporã

Mauá

Mogi Das Cruzes

Monte Mor

Pirapora Do Bom Jesus

Poá

Ribeirão Pires

Rio Grande Da Serra

Santa Isabel

Santana De Parnaíba

São Lourenço Da Serra

Serrana

Sumaré

Suzano

Taboão Da Serra

Valinhos

Vargem Grande Paulista

Votorantim

 

Estado de Minas Gerais

Betim

Chácara

Coronel Pacheco

Ibirité

Igarapé

Mário Campos

Matias Barbosa

Ribeirão das Neves

São Joaquim de Bicas

Sarzedo

 

Estado de Santa Catarina

Araquari

Balneário Barra do Sul

Garuva

Guaramirim

Schroeder

 

Estado do Pará

Benevides

Marituba

Santa Bárbara do Pará

Santa Izabel do Pará

 

Estado do Espírito Santo

Cariacica

Fundão

Guarapari

Viana

 

Rio Grande do Sul
Farroupilha

Flores da Cunha

São Marcos

 

Estado do Paraná

Ibiporã

Tamarana

 

Estado de Pernambuco

Cabo de Santo Agostinho

Camaragibe

 

Estado do Rio de Janeiro

Japeri

Queimados

 

Estado da Bahia

São Gonçalo dos Campos

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2156