Migração TVRO: instalação de parabólicas corresponde a 1,8% do previsto

Distribuição de kits ocorre para moradores de municípios com mais de 500 mil habitantes; estimativa inicial era de 1,3 milhão na primeira e segunda fases somadas.

Cerca de 25 mil famílias receberam o kit de TVRO destinado a usuários de parabólica, para limpeza da faixa de 3,5 GHz para o 5G, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério das Comunicações nesta sexta-feira, 20 – o número de beneficiados representa 1,8% do que estava previsto inicialmente, de 1,3 milhão de domicílios.

Na primeira fase de liberação das faixas, referente às capitais, o público estimado era de 257,3 mil famílias, até 13 de janeiro, foram instalados 8,9 mil equipamentos e havia outros 988 agendados.

Já na segunda fase, voltada para municípios com mais de 500 mil habitantes, esperava-se a instalação em 1,1 milhão de residências. A segunda fase foi iniciada em outubro do ano passado. Até as duas primeiras semanas do ano, houve 15,9 mil instalações.

A Siga Antenado (EAF) instala gratuitamente kits de parabólica digital para beneficiários de programas sociais do governo federal, desde que registrados no Cadastro Único e vejam TV aberta apenas na modalidade satelital.

Os equipamentos de recepção do sinal são mais modernos e visam garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com a chegada da tecnologia móvel.

O trabalho da EAF também consiste em instalar filtros em estações de satélite dedicadas a serviços profissionais (conhecidas por FSS) nestas cidades, a fim de evitar interferências do 5G SA. A ação é acompanhada pelo MCom e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o MCom, mais de 40 agendamentos já foram programados para as próximas semanas.

Agendamento

As famílias que se enquadram no perfil para receber as antenas de TV Parabólica devem agendar a troca dos kits pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. O beneficiário informa dados pessoais, o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS). Confira a lista de cidades que podem acessar o benefício.

Apesar do número de instalações estarem abaixo do previsto, nesta segunda fase, a EAF recebeu 1,6 milhões de contatos de pessoas que não estão aptas a receber o kit.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10690