Cinco estados e DF terão nono dígito no celular a partir de domingo
A partir do dia 29 de maio, todos os telefones móveis com DDDs de 61 a 69 (estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal, Goias e Tocantins) terão o dígito 9 antes dos oito números da linha. A medida faz parte de resolução de 2012 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ampliar o número de linhas disponíveis na telefonia móvel no país, especialmente nas grandes cidades.
Os habitantes desses estados precisarão acrescentar o número 9 antes de dicar o restante do telefone do contato, toda vez que forem efetuar uma ligação. Caso usem o número presente na agenda, deverão atualizar as informações do contato. Por sorte, empresas e operadoras oferecer aplicativos que analisam toda a agenda do usuário e inserem o dígito adicional automaticamente, acelerando o processo. Confira, abaixo, alguns desses apps, compatíveis com celulares Android, iOS ou Windows.
Mobobox – disponível nos sistemas iOS eAndroid, o app criado pela Mobocity, inclui o nono dígito automaticamente em todos os contatos. Também identifica a operadora de destino das ligações.
Nono dígito – para Android e iOS, foi desenvolvido pela Mobile2you. Seu diferencial, diz a empresa é a capacidade de evitar informações duplicadas na agenda, sendo possível escolher números que não queira modificar.
BR9 – criado para o Windows Phone, introduz o dígito automaticamente nos números que devem ser atualizado. Mas exige que os telefones da agenda tenham, todos, DDD previamente registrados.
Embratel 9º Dígito – para Android e iOS, tem as mesmas funções que os demais. Por ser da operadora, permite acrescentar o código de seleção de prestadora 21 como padrão para chamadas de longa distância.
Para baixar os aplicativos, bastar buscá-los nas respectivas lojas de apps de seu smartphone. Donos de feature phones, os celulares tradicionais, devem acrescentar manualmente os números em suas agendas.