Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%

ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.
“Reter clientes, gerenciar inadimplência e proporcionar um atendimento eficiente, com custos otimizados, são desafios cruciais mapeados no mercado de ISPs. Desenvolvemos a solução considerando um fluxo que resolva essas dores”, afirma Gustavo Pena, CEO da Mundiale.

Em um cenário competitivo como o dos provedores de internet, estar por dentro das tecnologias que dominam o mercado não é suficiente. É essencial antecipar tendências e compreender como aplicá-las estrategicamente para se destacar entre os concorrentes.

No que diz respeito às inovações do atendimento ao cliente, por exemplo, um estudo recente do Gartner revelou que o volume global de interações realizadas por chatbots, os assistentes virtuais inteligentes, aumentará em 20% até 2026. A projeção é de que, em 2024, 100 milhões de solicitações de atendimento ao cliente ocorram por meio desses canais.

Atenta a essa tendência global, a Mundiale, empresa com 23 anos de trajetória, sendo quinze deles dedicados a colaborar com grandes players do setor de telecomunicações, desenvolveu uma solução SaaS (Software as a Service, como um serviço por assinatura) exclusiva de chatbots com Inteligência Artificial para WhatsApp, direcionada aos provedores de internet.

Esta inovação, desenvolvida por especialistas em performance, tem demonstrado alcançar até 84% de vendas sem a necessidade de intervenção humana. Gustavo Pena, CEO da Mundiale, explica: “Reter clientes, gerenciar inadimplência e proporcionar um atendimento eficiente, com custos otimizados, são desafios cruciais mapeados no mercado de ISPs. Desenvolvemos a solução considerando um fluxo que resolva essas dores”.

Resultado e experiência

Luis Gonçalves, diretor de Produto da Mundiale, destaca que a solução melhora a experiência dos clientes de ISPs.

Além da expertise em performance da Mundiale, que permite que as vendas de planos sejam feitas do início ao fim pelo chatbot, a solução traz, ainda, opções de atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana com as demandas mais procuradas pelos clientes.

As análises realizadas com marcas que já adotaram as soluções da empresa destacam a capacidade do chatbot de resolver até 80% dos atendimentos sem a necessidade de intervenção humana. “Isso não apenas otimiza custos operacionais, mas também melhora significativamente a experiência do cliente, proporcionando respostas rápidas e eficazes”, destaca Luis Gonçalves, diretor de Produto da Mundiale.

Nos casos em que o robô não consegue resolver a demanda ou quando o cliente opta por falar com um atendente humano, a transferência de atendimento ocorre automaticamente, preservando o histórico da conversa e garantindo a fluidez do atendimento.

A continuidade do atendimento, aliás, é conduzida em uma plataforma completa incluída na solução, que permite todo o gerenciamento da operação, gestão de filas, acompanhamento de resultados com dashboards, cadastro e configuração de produtos.

Redução na inadimplência e upgrade no relacionamento

Além das funcionalidades de atendimento e vendas, a solução da Mundiale apresenta uma ferramenta adicional para enfrentar uma das principais preocupações dos provedores de internet: a inadimplência.

Um módulo extra inclui o envio automatizado do boleto via WhatsApp antes do vencimento e a ativação de uma régua de cobrança, realizada também pelo robô, com mensagens e lembretes nos dias seguintes, caso o pagamento não seja registrado. “Esses recursos não apenas simplificam os processos e otimizam os custos com equipe, mas também têm um impacto direto na redução da inadimplência, proporcionando uma gestão financeira mais eficiente para os provedores”, explica Gustavo Pena.

A possibilidade de realizar disparos de mensagens com ofertas ou comunicações específicas para os clientes, além da informação de falha massiva – com a sinalização automática de quando o serviço foi restabelecido – garantem, também, uma relação mais próxima com a base, estreitando os vínculos e diminuindo o churn.

Duas décadas de performance 

Grandes players do mercado de telecomunicações, como Claro, Desktop, Brisanet, Grupo Alloha e Ligga Telecom, confiam e utilizam a solução da Mundiale.

Agora, no formato de Software as a Service (SaaS), provedores de todos os tamanhos e regiões do país podem usufruir dos benefícios da inteligência artificial utilizados pelas grandes marcas, otimizando custos operacionais e melhorando a experiência do cliente. “Estamos democratizando o acesso à tecnologia de ponta, permitindo que ISPs elevem seus padrões de atendimento e impulsionem suas vendas”, afirma Gustavo Pena, que criou a Mundiale há 23 anos.

Além dos clientes de telecom, marcas como Sem Parar, Catho, Grupo Cogna e outros 300 clientes também escolheram a Mundiale como solução para vender mais e atender melhor usando a força da inteligência artificial e as conversas automatizadas.

Nesse e-book você encontrará a fórmula vencedora para implementar uma estratégica competitiva fazendo uso de IA nas áreas de Vendas e Atendimento para alavancar receita, reduzir custo e aprimorar o atendimento de consumidores cada vez mais conectados e exigentes. 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10373