Celulares Huawei não virão mais com aplicativos do Facebook

Apps da rede social continuam funcionando normalmente nos aparelhos que já saíram com eles instalados de fábrica

A guerra declarada entre Estados Unidos e Huawei levou a mais uma baixa para a gigante chinesa. Os aplicativos do Facebook, incluindo WhatsApp e Instagram, vão deixar de vir pré-instalados nos celulares da fabricante.

Os donos de aparelhos da Huawei poderão usar as aplicações livremente. A decisão se aplica apenas aos smartphones que ainda serão fabricados, segundo a agência de notícia Reuters.

Antes, o Google já havia informado o corte de relações com a Huawei. A medida se deve ao banimento da fabricante do mercado norte-americano. A chinesa, no entanto, obteve uma licença especial, pela qual poderá fazer negócios com empresas dos Estados Unidos até meados de agosto. Até lá, o Google promete fornecer seus serviços móveis e atualizações do Android aos donos de aparelhos da Huawei.

Segundo o Financial Times, o Google estaria pressionando o governo dos EUA para liberar a empresa a fornecer o sistema Android para a Huawei. A intenção, diz o jornal, é evitar que a Huawei, segundo maior fabricante de smartphones do planeta, desenvolva um sistema operacional alternativo capaz de concorrer com o Android. (Com agências internacionais)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10999