Caem vendas da Nokia, mas margens surpreendem no quarto tri
A Nokia reportou queda de 21% nas vendas líquidas no último trimestre de 2023, em balanço reportado hoje, 25, somando receitas de € 5,71 bilhões. A empresa citou as “incertezas macroeconômicas” que estão pressionando os gastos, o que produziu um prejuízo no trimestres de € 33 milhões. As vendas líquida do ano caíram 8%.
No ano, a fabricante finlandesa reportou lucro líquido de € 679 milhões, queda de 83% em relação a 2022. “No quarto trimestre o ambiente permaneceu desafiador, mas agora há sinais de estabilização com a melhoria das tendências de pedidos”, diz a fabricante finlandesa.
Apesar das vendas da Nokia virem abaixo das projeções dos analistas, as margens reportadas foram bem melhores do que as expectativas, o que motivou, inclusive, um movimento altista em suas ações no pré-mercado de Wall Street ( EUA). A sua margem bruta foi de 43,1%, queda de apenas 0,4 pontos percentuais. A empresa justificou esse desempenho por ” melhorias nas Redes Móveis e nos Serviços de Nuvem e Rede foram compensadas pela menor contribuição da Nokia Tecnologias que se beneficiaram de um evento extraordinário significativo no ano anterior”.
Conforme Pekka Lundmark, CEO da empresa, ” em 23, vimos uma mudança significativa no comportamento do cliente
impactando nossa indústria impulsionada pela situação macroeconômica ambiente e altas taxas de juros junto com o cliente
digestão de inventário. Isso fez com que nossas vendas líquidas no ano inteiro caíssem em 8% em moeda constante. Ação proativa em todos os nossos organização significou que fomos capazes de proteger nossa lucratividade ao mesmo tempo que continuamos a investir em P&D e entregamos um margem operacional comparável de 10,7% para o ano inteiro”, afirmou ele.
A margem operacional do 4T23 caiu para 14,8%, confirmando a resiliência da rentabilidade. O lucro por ação foi de € 0,29 e serão distribuídos € 0,13 por ação. A empresa anunciou também recompra de ação no montante de € 600 milhões pelo período de dois anos.