Brasil é eleito para Comitê de Rádio e Conselho de Países da UIT
O Brasil terá lugar no Conselho de Países Membros da União Internacional de Telecomunicações (UIT). E servidor de carreira Agostinho Linhares, ex-Anatel, hoje locado no Ministério das Comunicações, foi escolhido integrante Comitê de Regulação de Rádio (RRB, na sigla em inglês).
A eleição aconteceu na manhã desta segunda-feira, 3, durante a reunião dos Plenipotenciários 2022, evento que acontece este ano em Bucareste, na Romênia, reúne emissários de 193 países para eleger integrantes dos diversos comitês da UIT e também a presidência do organismo.
A escolha de Linhares, primeiro brasileiro a ter assento no RRB nos últimos 30 anos, foi apertada. Havia 181 países aptos a votar na sessão, que deveriam escolher integrantes das duas vagas reservadas para as Américas.
A candidata canadense, Chantal Beaumier, foi reeleita e a primeira colocada, com 148 votos em uma das cadeiras.
A outra vaga foi disputada voto a voto entre Linhares e o mexicano Javier Juárez Mojica. O brasileiro recebeu, ao fim da apuração, 100 votos. O mexicano ficou com 99 voto. Diferença mínima, portanto, de 1 voto, mas que garantiu a presença do país no comitê.
O RRB é o conselho da UIT que aprova as Regras de Procedimento utilizado pelo Bureau de Radiocomunicações, apresentando detalhamentos sobre a aplicação do Regulamento de Radiocomunicações. Também, é responsável por arbitrar casos de coordenação entre sistemas espaciais e entre sistemas terrestres que não puderam ser resolvidos pelo mesmo Bureau de Radiocomunicações. O trabalho ali é bem técnico. Não é um trabalho executivo, vale ressaltar.
A junta é formada por 12 integrantes. Além dos dois vindos das américas, há três cadeiras para Ásia e Oceania, duas para Europa Ocidental, duas para Europa Oriental eNorte da Ásia, e três para a África.
Conselho de Países Membros
O Brasil, como esperado, garantiu sua vaga no Conselho de Países Membros da UIT. O órgão é formado por 48 assentos, sendo 9 reservados às Américas. Havia outros oito candidatos para a região, todos eleitos: Argentina, México, Bahamas, Canadá, Cuba, Estados Unidos, Paraguai, El Salvador.
O Conselho também escolheu doi nomes da Europa Ocidental, cinco da Europa Orienta e Norte da Ásia, 13 da África, 13 de Ásia e Oceania.
Outros eleitos
Além da escolha para o RRB, foram decididos os líderes de outros comitês e escritórios da UIT. O Uruguai, com Mario Maniewicz, ficou à frente do Bureau de Radiocomunicação. Seizo Onoe, do Japão, à frente do Bureau de Padronização em Telecomunicações. Cosmas Zavazava, do Zimbábue, vai chefiar o Bureau de Desenvolvimento das Telecomunicações.
WRC-23
Na PP-22 também foi referendada a locação da WRC-23, a Conferência Mundial de Radiocomunicação do ano que vem. Será em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O país já havia sido selecionado, mas na sexta-feira, 30, foram firmados os documentos com o compromisso de sediar o evento ante a UIT. A data será de 20 de novembro a 15 de dezembro de 2023.