Vrio oferecerá banda larga via satélite do Projeto Kuiper em 7 países, incluindo Brasil

Sky Brasil e DIRECTV Latin America, empresas da Vrio, usarão a rede de banda larga via satélite da Amazon para disponibilizar conectividade à Internet para comunidades sem conectividade
Foguete que lançou satélites do Projeto Kuiper ao espaço em 2023 – empresa da Amazon faz acordo com a Vrio, dona da Sky Brasil, para comercialização na América Laina (crédito: Amazon)

A Vrio, empresa controladora da DirecTV Latin America e da Sky Brasil, e o Projeto Kuiper, a rede de banda larga via satélite de baixa órbita terrestre da Amazon, anunciaram um acordo de distribuição para oferecer conectividade de Internet rápida e acessível em sete países da América do Sul.

A operadora vai usar a rede do Projeto Kuiper para oferecer serviços de conexão a clientes residenciais em Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia por meio da DIRECTV Latin America e da Sky Brasil.

Segundo as empresas, o acordo trará “novas opções de conectividade à Internet de alta velocidade e a preços acessíveis”, para uma área com uma população total de aproximadamente 383 milhões de pessoas, incluindo aproximadamente 200 milhões de pessoas que o Banco Mundial estima que ainda não estejam conectadas à Internet.

A DIRECTV Latin America e a Sky Brasil usarão a rede de satélites LEO de baixa latência e alta largura de banda do Projeto Kuiper para levar Internet a áreas que, de outra forma, seriam muito difíceis de atender a preços razoáveis. As empresas oferecerão cobertura nacional em cada país.

“Essa aliança com o Projeto Kuiper está alinhada com nossa estratégia de ampliar nossos serviços em toda a América do Sul e continua a nos definir como líder regional em informação, entretenimento digital, conectividade e em promover inovação”, diz Darío Werthein, presidente da Vrio Corp.

“Nossa rede tem capacidade e flexibilidade para atender a dezenas de milhões de clientes em todo o mundo, e esse acordo de distribuição com a Vrio faz parte do nosso compromisso de trabalhar com provedores regionais que compartilham essa visão”, diz Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia e líder do Projeto Kuiper na Amazon.

O Projeto Kuiper testou recentemente dois protótipos de satélites como parte de sua bem-sucedida missão Protoflight. Começará a implantar sua constelação de satélites nos próximos meses e iniciará demonstrações de serviços com a Vrio e outros clientes selecionados ainda este ano. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10693