Banco Itaú passa muitas horas com instabilidade nos acessos digitais
Os clientes do Itaú vêm enfrentando dificuldades de acesso aos canais digitais do banco desde o final de domingo. A instituição financeira reconheceu que havia problemas internos e que estava buscando uma solução o mais rápido possível. Mas essa celeridade não se confirmou: as primeiras notificações de problemas foram feitas as 18h30 de ontem, às 9 horas de hoje ultrapassavam mais de 4 mil reclamações e às 15 horas ainda estavam altas, com cerca de 1240 comunicados.
Esse desempenho das notificações foi relatado pelo site DownDetector. O problemas podem ter impactado as tentativas de pagamentos e transferências nas transações financeiras provenientes de outros bancos ao Itaú, o que também afetou temporariamente outras redes ao decorrer do dia.
O banco tem um contrato de nuvem com a AWS e seu processo de migração se aproxima da reta final. Logo pela manhã havia a suspeita de que o problema estivesse nessa área, mas os dados de detecção de problemas da AWS não mostravam nada muito preocupante na região, descartando que as instabilidades estivesses ocorrendo por conta da plataforma de nuvem utilizada.
Mobile
De acordo com o Downdetector, 69% das notificações de problemas durante o dia diziam respeito a login no aplicativo móvel, 22% sobre operações no Internet Banking e 9% no PIX. Provavelmente contaminado por essas instabilidades, o Bradesco registrou um pico de notificações de problemas por volta do meio-dia, com 387 reclamações.
Por ser um período prolongado de instabilidades, há expectativas de que o banco possa divulgar a raiz dos problemas ocorridos.
Resultado 2 Tri
Hoje o banco entregou para a CVM o resultado do segundo trimestre, quando apresentou lucro recorrente gerencial de R$ 8,742 bilhões, 13,84% maior que a registrada no mesmo período de 2022. Em relação ao primeiro trimestre, o crescimento foi de 3,63%.
A área de segurança cibernética do Itaú é vista como prioridade. Segundo Adriano Volpini, diretor de Segurança Corporativa do Itáu Unibanco, que falou em junho durante a Febraban Tech não é possível pensar nessa área como custo e sim como investimento.