Brasileiro passa 9 horas e 32 minutos por dia na internet

Em avaliação global, uso médio diário da internet no País fica atrás somente da África do Sul; Brasil também aparece na segunda posição no que diz respeito ao acesso a redes sociais
Brasileiro passa quase 10 horas na internet por dia, mostra estudo
Brasileiro passa muito mais horas na internet por dia na comparação com a média global (crédito: Freepik)

O brasileiro passa, em média, 9 horas e 32 minutos por dia na internet. Com isso, o País é o segundo com mais horas diárias gastas na web em todo o mundo, ficando somente atrás da África do Sul (9h38min). A diferença entre as duas nações emergentes é de apenas seis minutos. Os números são de um levantamento global do provedor Proxyrack.

“Com um uso médio diário de internet de 9 horas e 32 minutos, o Brasil ocupa o segundo lugar em nossa lista. Embora este país não seja conhecido pela sua rápida velocidade de internet, isso não impediu os residentes de aproveitarem ao máximo os seus benefícios”, avalia o organizador da pesquisa.

O relatório mostra que, exceto pela África do Sul, o top 10 é dominado por países da América Latina e do Sudeste Asiático. Argentina (4ª posição), Colômbia (5ª), Chile (6ª) e México (7ª) são os demais representantes latino-americanos na parte mais alta do ranking. Filipinas (3ª), Malásia (8ª), Tailândia (9ª) e Indonésia (10ª) também estão entre os dez países que mais fazem uso da internet.

A média mundial é de 6 horas e 58 minutos por dia. Dessa forma, nota-se que a média brasileira supera à global em mais de duas horas e meia.

Tempo de tela

Levando em conta diversos aspectos sobre o uso da internet, o estudo também mostra que o Brasil é o quarto país com mais tempo de tela no mundo, somente atrás de Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Malásia, em ordem decrescente.

O relatório mensura o tempo de tela com base em uma ponderação de quatro fatores: penetração da internet na população; tempo diário gasto na rede, uso de redes sociais e parcela do tempo passado na internet por meio de celulares.

De zero a dez, a nota do Brasil é 7,5. Os Emirados Árabes Unidos lideram o índice geral com uma pontuação de 8,37.

Fanáticos por redes sociais

Entre os usuários de internet no mundo, o brasileiro também se destaca por ser um dos mais assíduos nas redes sociais. O estudo aponta o País na segunda posição entre as nações com maior número de plataformas utilizadas por mês.

A média é de 8,4 redes acessadas por usuário. A colocação no ranking é dividida com a Indonésia.

“Com uma média de 8,4 plataformas de mídia social usadas por mês, Brasil e Indonésia aparecem juntos em segundo lugar em nossa lista. Além da sua posição no nosso ranking, estes dois países também partilham semelhanças em termos de quais plataformas de redes sociais são mais populares – com o Instagram e o Facebook entre as favoritas”, destaca o Proxyrack.

A Índia lidera o quesito, com uma média de acesso de 8,7 plataformas. Vale destacar que os Estados Unidos, país em que as redes sociais mais populares do mundo foram criadas, aparecem somente na 22ª posição. A média de acesso é de 6,6 redes por norte-americano ao mês.

Outros indicadores

No caso do Brasil, o levantamento ainda mostra que a adoção da internet alcança 84,3% da população. Com esse percentual, o País não aparece entre os 25 primeiros da lista.

Contudo, quando se avalia a participação de smartphones no acesso à rede, o Brasil figura na décima posição, o que indica que 57,3% do tempo diário gasto na web é feito por meio de celulares.

O relatório usa dados do Data Reportal. O ranking é composto por 44 países.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 843